IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Cacimba do Silva e Sertãozinho destacam tradição da Convivência com o Semiárido durante Exposição na Comunidade

Cacimba do Silva e Sertãozinho destacam tradição da Convivência com o Semiárido durante Exposição na Comunidade

 A vida nas comunidades de Cacimba do Silva e Sertãozinho, localizada a 54 km da sede do município de Juazeiro-BA, no distrito de Itamotinga, desde as/os primeiros/as moradores/as foi sempre pautada nas experiências trazidas dos seus antepassados. Neste mês de junho, mais uma vez a localidade evidenciou sua cultura durante a realização da III Exposição de Caprinos e Ovinos, evento que destacou a caprinovinocultura como grande sustentáculo da economia da comunidade.

Além de promover a discussão acerca da melhoria nas condições de produção e comercialização da cadeia da caprinovinocultura, a Feira serviu também para resgatar as histórias e memórias, a cultura, os saberes e os sentimentos das/dos moradores/as. Para as/os organizadores/as do evento, é uma forma de mostrar que na comunidade é forte a luta por uma convivência apropriada às condições climáticas do Semiárido Brasileiro, pautados nos ideais Irpaa, que tem trazido projetos condizentes com as necessidades das famílias da região, principalmente através da Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater, (Plano Brasil Sem Miséria do MDA), entre outros, como programas que garantem construção cisternas, incentivo à práticas viáveis de criação de caprinos e ovinos, galinhas e construção de hortas orgânicas.

Nesta edição, a comunidade se mobilizou para a construção do “Parque Emídio Rodrigues Rosa”, primeiro morador da comunidade e da “Casa da vó Joana”, irmã de Emídio, transformando o espaço da Feira em espaço também de lazer, conhecimento e cultura, uma vez que a casa construída no pátio do Parque passará a o local fixo para a Biblioteca Arca das Letras, adquirida com esforços da comunidade e apoio do Irpaa junto ao MDA. A “Casa da vó Joana” servirá ainda de Memorial, juntando artigos e utensílios históricos dos/das moradores/as, além de comercializar produtos oriundos da própria comunidade como queijos e doces de leite, mel, xaropes, ovos, artesanatos, etc cotidianamente comercializados pelos moradores, ajudando assim no desenvolvimento social e econômico das pessoas de Cacimba do Silva e Sertãozinho.

Prezando pelas tradições que atravessam gerações, na abertura da Feira a comunidade apresentou um Reisado, reativando a memória das pessoas mais velhas e despertando a curiosidade das mais jovens. A comunidade diz ter como lema o saber conviver sem perder o que já desenvolveu, agregando valor aos bens.

Participaram do evento, estudantes da Uneb e Cetep (Centro Territorial de Educação Profissionalizante), representantes do Irpaa, Cesol (Centro de Economia Solidária do Sertão do São Francisco), EBDA, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão, vereadores de Juazeiro e Curaçá, deputados da região, turistas de outras regiões do Brasil e do mundo, além de moradores/as e comerciantes das comunidades circunvizinhas, empresários da caprinovinocultura. III Exposição de Caprinos de Cacimba do Silva e Sertãozinho aconteceu de 13 a 15 de junho.

Texto e Fotos: Rute Ferreira - colaboradora do Irpaa pertencente a comunidade e Associação de Cacimba do Silva

Edição: Eixo Comunicação


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Cacimba do Silva e Sertãozinho destacam tradição da Convivência com o Semiárido durante Exposição na Comunidade

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005