IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Oficina reforça a comunicação como elemento de empoderamento da juventude rural

Oficina reforça a comunicação  como elemento de empoderamento da juventude rural

 “Agora qualquer jornal ou notícia que eu ver, eu vou me perguntar: pra quem foi feito? Com que intuito foi feito? Quem fez aquilo? Eu sei que nunca é só pra passar a notícia em si... A mídia sempre tem isso, um interesse a mais”. O depoimento é do jovem Alex Rodrigues, da comunidade rural de Brejão da Grota, município de Antonio Gonçalves, na Bahia. Ele foi um dos participantes da Oficina de Comunicação promovida pelo Eixo de Comunicação do Irpaa, a convite da Escola Família Agrícola de Antonio Gonçalves – EFAG.

A oficina contou com a participação de 26 estudantes, além de professores e monitor da EFAG, que reunidas/os do dia 16 a 18, na escola, discutiram sobre a comunicação como um direito humano, problematizaram que os conteúdos produzidos pela grande mídia, que em sua maioria é dominada por pequenos grupos econômicos, manipula as informações transmitidas à população e não respeita a diversidade dos povos existentes no País, com suas lutas, culturas e valores. Também foi dialogado sobre o modo de produção de notícias e fotografia para plataforma virtual. Além disso, as/os estudantes fizeram atividades práticas de entrevistas, construção de textos e fotos para notícias, divulgando as ações realizadas na EFAG.

De acordo com Vandeson Santos, conhecido como Vandinho, Diretor Presidente da Associação Mantenedora da EFAG, a ideia da oficina nasceu da necessidade de dar visibilidade às atividades realizadas pela escola junto aos jovens e suas comunidades. “Uma vez que a escola realiza diversos encontros de formação nas comunidades, visitas às famílias, acompanhamento de projeto produtivo a juventude rural e essas ações ficam só dentro da escola”, pontua Vandinho. Um dos instrumentos de comunicação que a escola pretende utilizar para essa divulgação é o blog, ferramenta que será criada e alimentada pelos/as estudantes do primeiro ano do curso técnico em agropecuária, que participaram do processo formativo.

Dialogando com o anseio da escola, a proposta metodológica da oficina foi motivar a juventude a produzir informações a partir do cotidiano da EFAG e de suas comunidades, anunciando as experiências positivas de Convivência com o Semiárido, valorizando o saber e a cultura local. Segundo Álvaro Luiz, um dos facilitadores da oficina “o momento foi positivo, pois mostrou que a juventude está disposta a pautar as boas ações que estão sendo desenvolvidas pela EFAG. Há também uma disposição muito clara para fazer a manutenção do blog e há de se destacar a qualidade das produções realizadas pela turma”, avalia Álvaro.

A estudante Joilma Alves, moradora do povoado Lagoa do Porco, em Campo Formoso, acredita que a produção do blog aproximará mais a comunidade e a escola. “A gente trabalha com PL, plano de estudo, onde a gente leva esses planos para as comunidades e a gente trabalha com o pessoal tudo que a gente trabalha aqui... agora a gente vai poder ter mais informações, com a reportagem vai enriquecer cada vez mais nosso trabalho aqui na escola e mostrar o que realmente a gente faz aqui dentro”, comenta Joilma. A proposta também é utilizar as redes sociais para fortalecer as ações da EFAG.

Texto e foto: Comunicação Irpaa.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Oficina reforça a comunicação como elemento de empoderamento da juventude rural

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005