IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Estudantes e profissionais de jornalismo discutem a Convivência com o Semiárido em IV encontro de formação

Estudantes e profissionais de jornalismo discutem a Convivência com o Semiárido em IV encontro de formação

De 7 a 9 de junho de 2013, no Centro de Formação D. José Rodrigues Juazeiro-Ba, aconteceu o IV Encontro de Capacitação: Comunicação para a promoção das viabilidades do semiárido. O evento foi realizado pelo Irpaa em parceria com o Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do projeto de extenção Webtv e contou com a presença de estudantes do curso, colaboradoes do Irpaa, estudantes e jornalistas com atuação em instituições de ensino e organizações não governamentais com foco no Semiárido.

Segundo Érica Daiane da Costa, umas das integrantes do Eixo de Comunicação do Irpaa, esse encontro nasceu de uma necessidade de propor um espaço para a discussão, formação e, consequentemente, desconstrução do esteriótipo formado pela grande mídia sobre o Semiárido brasileiro, como sendo um local improdutivo e até miserável. Ao longo da formação, houve a apresentação da grande biodiversidade presente na região, uma política de Convivência com o Semiárido, buscando, dentre outros aspectos, o desenvolvimento de uma agricultura e criação de animais adaptados ao clima, como por exemplo caprinos e ovinos.

Os participantes tiveram oportunidade de debater sobre diversas temáticas da Convivência com o Semiárido, como questões referentes às terras, educação contextualizada, tecnologias de armazenamento de água e comercialização de produtos da agricultura famíliar.

No último dia foram discutidas e elaboradas propostas e diretrizes para a promoção da Convivência com o Semiárido nos meios de comunicação, além de espaço para a prática do conhecimento adquirido, através de trabalhos em grupo, como a produção de programa de rádio, textos, vídeo e boletim eletrônico, pautando o curso e as vivências.
Claudilma Marques, estudante do 2º período de jornalismo disse ter ficado muito satisfeita com as palestras, e que pretende partilhar o conhecimento adquirido. “Saio daqui tendo essa conciência e uma responsabilidade a respeito da Convivência com o Semiárido”, conclui.

Texto: Kelly Cora Coralina Macedo dos Santos e Iehoshu-a Iahueh Evangelista Cunha da Silva (Estudantes do 2º período de Jornalismo - Uneb)

Foto: Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Estudantes e profissionais de jornalismo discutem a Convivência com o Semiárido em IV encontro de formação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005