IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Filme “Uma Aventura no Semiárido” será lançado dia 18 em Juazeiro

Filme “Uma Aventura no Semiárido” será lançado dia 18 em Juazeiro

Era uma vez, dois bruxos muitos malvados e atrapalhados, Horrorozimbo e Malagueta, que um dia ganharam finalmente a competição anual de maldades, que reunia milhares de bruxos e bruxas de vários locais com o sonho de ganhar o valioso prêmio, uma “viagem”. O local escolhido para fazer a tal viagem de férias foi o Semiárido brasileiro. O que acontece depois é contado em um longa-metragem (52 minutos) que será lançado no dia 18 de novembro deste ano, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), a partir das 20h, como parte da programação do I Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido. A população local é convidada a assistir ao lançamento, pois a exibição é gratuita.

O Filme, com um cunho pedagógico, é ambientado exclusivamente no bioma brasileiro, a Caatinga, e apresenta uma linguagem diferenciada no mundo do cinema, reunindo personagens fictícios e reais em torno da temática da Convivência com o Semiárido. As cidades de Juazeiro, Uauá, Casa Nova e Curaçá foram alguns dos cenários das gravações, que contaram com a participação de personagens reais, homens e mulheres que demonstram uma riqueza cultural, econômica e social na forma de viver e produzir na zona rural da região semiárida.

O roteirista e ator, Antônio Ivo, explica que este filme foi feito para o povo do semiárido, que luta e constrói este lugar, e que tem a proposta de “apresentar as belezas, as possibilidades, o que de bom existe nesta região”, ajudando a desconstruir à critica negativa da grande mídia e do cinema brasileiro sobre a região semiárida do país. “No filme, a estiagem é apresentada na sua beleza, onde os personagens vão quebrando os preconceitos acerca do semiárido, esse é o nosso filme”. Ele conta que a expectativa para o lançamento é trazer as pessoas que participaram do filme para desfrutar deste momentos juntos, e também de poder conhecer a avaliação do público que venha prestigiar o lançamento.

Após este momento de lançamento do longa-metragem, serão realizadas exibições itinerantes nos seguintes locais: de 21 a 24 de novembro nos CRAS do Quidé, Malhada da Areira, Itaberaba e Tabuleiro, Escola Cecílio Matos, no município de Juazeiro. No mês de dezembro será a vez das localidades que foram cenários para o filme receber a exibição de 05 a 09, serão elas: Lagoas Novas, Casa Nova, Praça do Teatro Raul Coelho, em Curaçá, Barrinha da Conceição e Massaroca, em Juazeiro, Comunidade Marruá, em Uauá. Antes, foram realizadas duas amostras, uma na Romaria de Canudos e a outra na romaria de Patamuté, Curaçá.

O Filme é uma produção do Irpaa, com a Direção de Marcos Velasch, texto e roteiro de Antônio Ivo, fotografia e edição de Arielson Alves, com a interpretação dos atores Antônio Ivo (Malagueta) e Raimundo Fábio (Horrorzimbo). A produção tem a participação especial das pessoas que trabalham com o extrativismo, agricultores e agricultoras de comunidades quilombolas e tradicionais de fundo de pasto, e ribeirinhas.

O Seminário

O Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido (SIECS) será realizado de 17 a 19 de novembro, no IFBA em Juazeiro – BA. O tema principal é “Terra, trabalho e educação”, com objetivo de discutir, entre outras questões, a educação para a Convivência com o Semiárido brasileiro.

O SIECS é organizado pelas instituições: Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco-Bahia; Fórum Territorial de Educação do Piemonte Norte do Itapicuru; IF Sertão – PE do Campus Petrolina Zona Rural; Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf; Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet); Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa); Secretaria Municipal de Educação de Coité; e do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro (Gau).

O quê? Lançamento do filme Uma Aventura no Semiárido

Quando? 20H, 18 de novembro de 2016

Onde? IFBA Juazeiro

Entrada gratuita

Confira o trailer do filme clicando aqui

Calendário das exibições itinerantes

Novembro

21 a 24 de novembro nos CRAS, em Juazeiro

21 – Quidé

22 – Malhada da Areia e Escola Estadual Cecílio Matos

23 – Itaberaba

24 – Tabuleiro

Dezembro (Comunidades onde o filme gravado)

05 – 19h, Lagoas Novas, Casa Nova

06 – Praça do Teatro Raul Coelho, Curaçá

07 – Barrinha da Conceição, Juazeiro

08 – Marruá, Uauá

09 – Massaroca, Juazeiro.

Texto:Comunicação 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Filme “Uma Aventura no Semiárido” será lançado dia 18 em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005