IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades e famílias rurais recebem títulos e firmam convênios com o Governo do Estado no 8º Festival Regional do Umbu

Comunidades e famílias rurais recebem títulos e firmam convênios com o Governo do Estado no 8º Festival Regional do Umbu


Por mais que as autoridades chamassem a atenção do público durante a mesa da abertura do 8º Festival Regional do Umbu, que teve início na manhã desta sexta-feira na cidade de Uauá, algumas famílias e representantes de Associações Rurais também tiveram seus momentos de notoriedade nesta solenidade. O Festival, promovido pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc,) além de mostrar a força produtiva do umbu e da agricultura familiar com base na fruticultura de sequeiro, atraio público por meio de exposições de produtos e já é uma tradição na cidade de Uauá.

Na solenidade de abertura, que contou com secretários de Estado, Deputados e representantes de organizações que apoiam a agricultura familiar, os presidentes das Associações Rurais de Testa Branca e Lajes das Aroeiras, no interior de Uauá, assinaram  convênios junto à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ao lado do Diretor Presidente do órgão, Wilson Dias. Esses convênios no valor de mais de 500 mil reais serão para investimentos na produção familiar nessas comunidades. Já as comunidades de Fundo de Pastos de Maratona, em Uauá, Rio do Soturno, em Canudos e Fartura, em Sento-Sé, representadas respectivamente pelas jovens Elita Teodora, Maria da Paixão e Marila Santos, receberam das mãos da Secretária de Promoção da Igualde Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, os títulos de certificação dessas comunidades agora reconhecidas como de Fundo de Pasto.

A Representante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Rose Pondé, entregou de forma simbólica, três placas referentes às cisternas de consumo implementadas como tecnologias sociais nas comunidades por meio de convênio entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As famílias do senhor João Pedro Mariano, das senhoras Maria das Dores Silva e  Zenaide de Brito Rocha, dos municípios de Uauá, Juazeiro e Pilão Arcado receberam esses placas das mãos da secretaria.

O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugenio Spengler, representou no evento, o governador Rui Costa, juntamente com o Secretário de Cultura, Jorge Portugal, e Álvaro Gomes, Secretário de Trabalho Esporte e Lazer. Todos lembraram do apoio do Governo do Estado à agricultura familiar por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Também estiveram na solenidade os deputados Roberto Carlos (PDT), Crisóstomo Lima “Zó” (PC do B) e a deputada Fatima Nunes (PT).

Homenagem

O presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro, lembrou o amigo e ex- presidente da entidade, Jussemar Cordeiro, falecido no ano passado e muito homenageado no evento. Adilson também reconheceu o papel e a força das mulheres das comunidades que há mais de 20 anos iniciaram, de forma muito simples, o trabalho de beneficiamento de umbu em Uauá e outros municípios atendidos pela cooperativa.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades e famílias rurais recebem títulos e firmam convênios com o Governo do Estado no 8º Festival Regional do Umbu

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005