IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultora/es de quatro estados participam de intercâmbio em Uauá

Agricultora/es de quatro estados participam de intercâmbio em Uauá

Famílias advindas de municípios na Bahia, Sergipe, Piauí e Pernambuco conheceram o Festival do Umbu e a fábrica da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – Coopercuc. A viagem foi proporcionada pelo Irpaa para a equipe e algumas/alguns agricultoras/es que fazem parte do Projeto Semiárido Produtivo.

Vindo da comunidade Garrote do Emiliano, Poço Redondo-SE, Seu Rosalvo Vitor, ao ver a imponente estrutura da Coopercuc, logo lembrou da quantidade de umbu que se perde no seu município. “Na nossa região se perde muito umbu e ver aquela fábrica que transforma o umbu em vários produtos foi muito bom”, relata.

Seu Rosalvo elogiou a recepção na fábrica e diz que tudo foi explicado de forma que “facilitou o aprendizado”. Ele demonstra isso ao relatar uma fala que ficou marcada em sua memória. “Uma das coisas que me chamou bem atenção foi o rapaz que apresentou a fábrica. Ele falou que tem mais gente planejando do que trabalhando [na produção]. Isso chamou a atenção porque dá para refletir muita coisa aqui na comunidade”, explica Seu Rosalvo.

A jovem Sheila Oliveira, 20 anos, mora na comunidade Retiro, Monte Alegre-SE. Ela enfatizou a participação das mulheres na criação e manutenção da Coopercuc. “A participação das mulheres dentro da Coopercuc empodera nosso feminismo camponês, a agroecologia”, argumenta. Na opinião de Sheila a replicação do exemplo da Coopercuc é possível, apesar de toda a burocracia para viabilizar uma agroindústria da agricultura familiar. “É uma coisa que seria muito interessante em Sergipe”, pressupõe.

Outra agricultora que participou do intercâmbio, Francisca Marlieide, do Assentamento União, em Germiniano - PI, conta que “conheceu os maquinários, deu para perceber como é feito o processamento e a higienização de tudo… Lá tem as cisternas onde faz o aproveitamento da água da chuva, que também serve de exemplo para as pessoas”, menciona Marlieide.


10º Festival do Umbu

Para Sheila Oliveira “Foi muito produtivo conhecer o festival. Foi muito bonito e rico.… O que marcou foi justamente ver que a gente mora numa região semiárida e conhecer outro lugar que se produz o umbu… Isso mostra que a gente tem um campesinato muito diverso, muito produtivo e que nós sempre nos mantemos produzindo, com a participação das mulheres”, declara a jovem.

As/Os agricultoras/es participaram de diversos momentos de formação no Festival do Umbu. “Eu participei das palestras, foi muito bom. Quando falou dos caprinos eu participei, a planta de palma, a outra sobre alimentação e as apresentações culturais… Eu aprendi muita coisa”, afirma seu Rosalvo, que também diz ter achado muito interessante a exposição dos produtos.

O coordenador do projeto, Paulo César, espera que o aprendizado adquirido pelas/os representantes dos estados a partir, principalmente, do conhecimento da Coopercuc e da Central da Caatinga, possa ser compartilhado nas comunidades. Segundo Paulo César, a participação no festival foi “uma atividade extra”, visto que no projeto não há previsão de intercâmbios. “A princípio não deu para trazer muita gente. Mas já estamos fazendo alguns ajustes no plano de trabalho do projeto para incluir intercâmbios”, explica. A ideia ainda precisa ser aprovada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que é o financiador do projeto.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultora/es de quatro estados participam de intercâmbio em Uauá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005