IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Território Sertão do São Francisco realiza conferência de Ater na agricultura familiar e na reforma agrária

Território Sertão do São Francisco realiza conferência de Ater na agricultura familiar e na reforma agrária

A 3ª Conferência Estadual de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Ater) realizada nesta terça-feira (17), no Territorial Sertão do São Francisco (TSSF), e simultaneamente em outros territórios, teve como objetivo escutar os representantes do TSSF acerca da Ater na agricultura familiar e na reforma agrária. As conferências territoriais que acontecem com transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet até o final do mês de agosto têm contribuído para identificar os desafios e possibilidades da Ater nos territórios.

Nesse sentido, durante a conferência, o diretor de Ater da Superintendência Baiana de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Marcio Hirata, afirmou que “As conferências que têm sido realizadas tem apontado caminhos importantes, tem levantado desafios que estão postos”.

A socialização das experiências de Ater mostra quais ações estão sendo assertivas e quais precisam ser repensadas de acordo com o contexto de cada território, respeitando as especificidades de cada comunidade. Por isso, “As propostas da 3ª Conferência Estadual de Ater precisam emergir no sentido de apontar caminhos, bebendo da realidade das comunidades, dos desafios que a gente tem com os serviços ofertados pelas diversas instituições, pelo poder público municipal, estadual. (...) Mesmo neste terreno infértil do ponto de vista da macro política, dessa conjuntura econômica, social e crise sanitária que estamos vivendo, que a gente consiga trazer um conjunto de proposições que ajudem nessa perspectiva da fertilidade dos serviços de Ater”, apontou o Coordenador Institucional do Irpaa, Tiago Pereira.

Os participantes da Conferência Territorial debateram temáticas divididas em três eixos: Sistema Estadual de Ater– Fortalecimento das institucionalidades, financiamento e monitoramento dos serviços prestados; Ater e a relação de políticas públicas complementares para o fortalecimento e efetividade produtiva da Agricultura Familiar; e Agroecologia, Ambiente e Alimentos Saudáveis. A partir da discussão, as proposições apresentadas por cada eixo foram votadas em plenária, a exemplo: Garantir e ampliar os serviços de ATER continuada e integrada a outras políticas públicas no ambiente rural; Fortalecer e estimular feiras agroecológicas e orgânicas nos municípios e distritos; Viabilizar o fomento para ampliar as experiências nas unidades produtivas familiares por meio dos projetos de ATER, de forma a apoiar a permanência da juventude no campo; dentre várias outras. Além disso, foram eleitos(as) delegados(as) e suplentes, para participarem do Seminário Estadual de Ater, no período de 20 a 22 de outubro de 2021, representando o TSSF.

A Conferência no Território Sertão do São Francisco contou com a participação de representantes de organizações prestadoras de Ater como o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop), o Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade (Sajuc), e a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc); da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e de movimentos sociais, além de representantes da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, assentados de reforma agrária e suas organizações.

A 3ª Conferência Estadual de Ater é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Bahiater, em parceria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). No TSSF, a Conferência contou com a organização do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Irpaa, Sasop, Sajuc e Coopercuc.

Texto: Eixo Educação e Comunicação
Foto: Reprodução Google Meet
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Território Sertão do São Francisco realiza conferência de Ater na agricultura familiar e na reforma agrária

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005