IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Fundaj media propostas de ações de Educação Contextualizada ao Semiárido junto ao MEC

Fundaj media propostas de ações de Educação Contextualizada ao Semiárido junto ao MEC

 A partir de experiência prévia com pesquisas voltadas para o Semiárido brasileiro, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) atualmente tem se dedicado a contribuir com o fortalecimento da proposta de educação contextualizada à região. Com o objetivo de avançar na construção de ações junto ao Ministério da Educação (MEC) com relação à temática, a Fundação promoveu nos dias 12 e 13 de junho seminário com o tema “Semiárido e Educação: ontem, hoje e perspectivas”.

Realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA), o evento reuniu educadores/as, gestores escolares, estudantes e representantes de instituições de educação formal e não formal para discutir e encaminhar proposições que serão sistematizadas em um documento a ser enviado ao MEC. A coordenadora geral do evento e integrante da Fundaj, Janirza Cavalcante, diz que a Fundação se dispôs a assumir um papel de mediadora, entregando ao MEC proposições elencadas a partir de experiências exitosas existentes no Semiárido voltadas para educação contextualizada, visando um diálogo entre a sociedade civil, a Fundação e o Ministério. “Nós temos propostas de ações concretas para o Semiárido, com a ajuda dos parceiros. Nós temos pesquisas diversificadas e agora estamos tentando colocar uma proposta institucional, voltar os olhares da instituição para vocês [da região semiárida].”

Presente no evento, a representante do MEC, Divina Lúcia Bastos, pontuou a importância desses encontros para dar visibilidade ao trabalho que já existe acerca da região e avalia que as discussões travadas se relacionam com as ações pensadas pelo referido Ministério. "Vi produções muito boas, consistentes e que vão ao encontro das ações da Secadi (Secretaria do MEC)”, aponta Divina.

Discussões

O público do evento pode participar de duas conferências que trouxeram reflexões iniciais a partir do tema geral do seminário. O conferencista José de Sousa e Silva, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), abordou a trajetória da sociedade, perpassando pela vigência do paradigma do desenvolvimento até os desafios atuais de superá-lo, apontando para a necessidade da construção de uma educação que tem por base a contextualização, a relação com os bens do planeta e também as rupturas com os modelos já postos e em situação de crise. Já o conferencista Paulo Rubem Santiago, ex-presidente da Fundaj, evidenciou o Plano Nacional de Educação na conjuntura de mudança política, chamando atenção para as reformas no sistema educacional.

Outro espaço importante na programação do evento foram os Eixos Temáticos. Com temáticas diferenciadas, cada Eixo teve por base a socialização de experiências, discutindo as principais lições e desafios a partir das mesmas e ao final construindo proposições que irão compor o documento final do evento.

A professora Lurdineide Honorato, do município de Pedro II (PI), relata que irá levar uma série de contribuições para a prática da educação contextualizada em seu município. “Foi muito proveitoso, aqui eu vou levar uma bagagem muito rica, me trouxe muitas ideias boas que eu vou levar para minha cidade e correr atrás de parcerias e apoio”, adianta.

Durante o seminário houve ainda o lançamento de publicações, como vídeos e cartilhas, produzidas pelas instituições realizadoras e apoiadoras do evento. O seminário foi uma realização da Fundação Joaquim Nabuco e do Ministério da Educação, com o apoio da Rede de Educação do Semiárido brasileiro (Resab), Univasf, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Articulação do Semiárido (ASA), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Secretaria de Educação de Petrolina (PE).


Texto e Fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Fundaj media propostas de ações de Educação Contextualizada ao Semiárido junto ao MEC

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005