IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores/as avaliam positivamente trabalho de ATER desenvolvido pelo IRPAA

Agricultores/as avaliam positivamente trabalho de ATER desenvolvido pelo IRPAA

O trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER realizado pelo Irpaa desde março do ano passado está sendo avaliado por um grupo de 120 agricultores e agricultoras no encontro que encerra hoje no centro de Treinamento da Diocese em Carnaíba do Sertão, em Juazeiro. As/os participantes do encontro são beneficiários/as do serviço nos municípios de Curaçá, Canudos, Uauá, Sento Sé, Sobradinho, Casa Nova e Juazeiro, no norte da Bahia. Em seguida o grupo segue para o Festival do Umbu que começa hoje e vai até domingo no município de Uauá.

A partir de metodologia participativa, o objetivo do encontro é também construir propostas para continuidade do projeto, considerando os principais avanços e dificuldades identificadas no acompanhamento às famílias. Além disso, as discussões levantadas no encontro serão levadas também para a 1ª Conferência Territorial de ATER que vai acontecer no próximo dia 27, em Juazeiro.

Executado a partir de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, o trabalho de assessoria técnica e extensão rural teve início com a realização de um diagnóstico das Unidades de Produção Familiar seguido de planejamento participativo com as/os produtores/as. Visitas técnicas, reuniões sobre organização social e organização da produção para comercialização, além de oficinas sobre Convivência com o Semiárido fizeram parte da rotina da equipe técnica do projeto.

Principais resultados do Projeto

Além de contribuir com o processo de formação e a organização de diversas comunidades dos sete municípios contemplados com o projeto, a assessoria realizada possibilitou também o aumento de produtores/as que hoje conhecem práticas de conservação e armazenamento de alimentos para os animais durante o período de estiagem, o que pode ser intensificado com o uso de máquinas forrageiras que foram entregues pela instituição nas comunidades. O incentivo à implantação de Sistemas de PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), que integra a produção agrícola consorciada com a criação de galinhas, também teve destaque na área de atuação do projeto.

Outro aspecto relevante destacado pelo público beneficiado foi a contribuição dada na reestruturação de associações e cooperativas, bem como na criação de novas, a exemplo da Cooapssé – Cooperativa Agropecuária de Produtores/as de Sento Sé, recém criada no interior do município. O Irpaa tem atuado ainda junto aos grupos produtores que tinham dificuldade de comercializar a produção e agora sabem como acessar, por exemplo, mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. A organização de Feiras e incentivo aos grupos produtivos, como o grupo de mulheres artesãs de Canudos, também foi lembrado no levantamento feito no encontro a partir de trabalho de grupo.

Na fala dos/as agricultores/as confirma que muitas práticas hoje são comuns em muitas propriedades, a exemplo do manejo do rebanho, priorizando práticas de sanidade produção de forragem, armazenamento de alimentos para o período de estiagem. O trabalho de grupo apontou ainda a necessidade do serviço de ATER ter continuidade, inclusive com ampliação da equipe técnica e do número de famílias beneficiadas.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores/as avaliam positivamente trabalho de ATER desenvolvido pelo IRPAA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005