IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Ações e Projetos do Irpaa são apresentados para Padres da Diocese de Juazeiro

Ações e Projetos do Irpaa são apresentados para Padres da Diocese de Juazeiro

Os trabalhos, ações e projetos em defesa da Convivência com Semiárido com base nas experiências de produção apropriadas ao clima da região, desenvolvidos pelo Irpaa há 27 anos, foram apresentados no último dia 06 desse mês para 28 padres que compõem a Diocese de Juazeiro, durante um encontro com esses religiosos no Centro de Treinamento em Caranaíba do Sertão. Estes mesmos trabalhos já haviam sido expostos e discutidos pela equipe do Irpaa há alguns dias com o bispo Dom Beto, que achou a proposta muito interessante e solicitou a apresentação para os padres.

Durante a exposição, os padres tiveram a oportunidade de conhecer não somente o trabalho de fortalecimento da produção agropecuária familiar desenvolvido pelo Irpaa, a partir das potencialidades produtivas locais, mas também, os desafios que as populações do sertão encontram para assegurar acesso às fontes de água e a terra em tamanho apropriado. As lutas e desafios das comunidades que vivem nas áreas de Caatinga e que fazem a preservação do bioma, especialmente nos fundos de pastos, também estiveram na apresentação que contou ainda com a exposição da importância da educação voltada para a realidade do Semiárido e de um modelo de comunicação que valorize as experiências do povo dessa região.

O Coordenador Geral do Irpaa, Cícero Félix, lembrou que o trabalho da instituição teve como base, algumas comunidades de paróquias da Diocese, e que o bispo Dom José Rodrigues, presidente fundador do Irpaa, deu importantes passos em defesa da proposta da Convivência com Semiárido quando dentre tantas ações, incentivou campanhas para construção de cisternas em toda a Diocese. Cicero expôs ainda um pouco da dinâmica de trabalho da instituição e de sua parceria com outras organizações sociais e com a própria igreja.

No final da apresentação, todos foram convidados a degustar produtos típicos da região como queijo de cabra, sucos e doces de umbu dentre outros alimentos vindos de regiões e comunidades que Irpaa atua ao longo dos anos.

Alguns padres de cidades e paróquias que conhecem bem o trabalho do Irpaa, demonstraram interesse em estreitar mais ainda a parceria na intenção de ampliar o trabalho da instituição para que haja um maior apoio de agentes e religiosos que possam contribuir bastante com a implementação da Convivência com Semiárido em favor das famílias do campo e da cidade em toda a Diocese.

Texto: Comunicação Irpaa / Foto Eixo Terra


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Ações e Projetos do Irpaa são apresentados para Padres da Diocese de Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005