IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Secretário de Desenvolvimento Rural realiza visita institucional ao Irpaa

Secretário de Desenvolvimento Rural realiza visita institucional ao Irpaa

Na tarde dessa última terça-feira (07), o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Jerônimo Rodrigues, esteve visitando o Centro de Formação Dom José Rodrigues e a sede do Irpaa. Na visita institucional a entidade, Jerônimo destacou a contribuição do Irpaa na luta em defesa e consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido e na execução de políticas públicas voltadas para agricultora familiar, em parceria com o governo de estado. “A gente acredita no que o Irpaa faz, a gente naturalmente quer compartilhar esses conhecimentos e tudo que o Irpaa construiu no Semiárido brasileiro e baiano”, afirma o secretário.

De acordo com Jerônimo Rodrigues, o Governo do estado da Bahia, compreende que as comunidades rurais necessitam de uma assessoria técnica qualificada para garantir a transformação social e econômica do meio rural. Na luta para assegurar o desenvolvimento das 700 mil propriedades da agricultura familiar existente na Bahia, o governo do estado constrói diversas parcerias, seja com prefeituras, mandatos parlamentares, universidades e entidades da sociedade civil, a exemplo do Irpaa, “a qualidade que as entidades da sociedade civil vêm desempenhando nessas chamadas públicas nossas é louvável, e o Irpaa tem naturalmente um legado, um histórico na sua forma de executar políticas”, pontou o Jerônimo, destacando ainda, que as parcerias fortes do governo no campo são as entidades.

Atualmente o Irpaa executa o Pró- Semiárido, Bahia Produtiva, Ater e o projeto de implementações de tecnologias sociais em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Bahiater/Secretaria de Desenvolvimento Rural. Em relação à execução dessas ações, o secretário afirma que o “Irpaa consegue apresentar produtos e processo de formação, de valorização do homem e da mulher do campo, da juventude, das pessoas idosas, das coisas da nossa Caatinga”. Essa valorização aliado a democratização da água, práticas de agropecuárias apropriadas, entre outros elementos têm contribuindo para mudar o cenário do Semiárido baiano.

Para continuar trilhando o caminho da transformação do Semiárido baiano, Jerônimo pontua que após a regulamentação da lei de Convivência com o Semiárido, o estado da Bahia vai criar um plano de Convivência. “O Semiárido [baiano] tem um tamanho que requer da gente uma atenção pra gente mostrar que o Semiárido é viável, Semiárido é forte, que o Semiárido tem potencial para gerar renda, gerar saúde, gerar educação e gerar cultura”.

Semiárido Produtivo- Durante a visita ao Centro de Formação Dom José Rodrigues, Jerônimo conversou com a equipe do projeto Semiárido Produtivo, projeto que o Irpaa está iniciado a execução e é financiado pelo Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDS), e que tem o objetivo de contribuir com a inclusão produtiva de agricultores familiares dos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Alagoas. Na ocasião o secretário se colocou a disposição para contribuir no fortalecimento do projeto através do trabalho articulado com as ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia e diálogos com as secretarias dos demais estados de execução do Semiárido Produtivo, no intuito de fortalecer a agricultura familiar.  

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Secretário de Desenvolvimento Rural realiza visita institucional ao Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005