IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

FBB e ASA firmam convênio para instalação de cisternas de placas

FBB e ASA firmam convênio para instalação de cisternas de placas

A Fundação Banco do Brasil e a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) firmaram convênio, em Brasília, para a instalação da tecnologia social cisternas de placas na região do semiárido. Em Brasília (DF), no último dia 29 de dezembro, o convênio foi assinado pela FBB e a ASA, através da Associação Programa Um Milhão de Cisternas. O acordo integra o Programa Brasil Sem Miséria e visa a instalação da tecnologia social cisternas de placas por meio do projeto Água Para Todos - iniciativa promovida pelo Governo Federal e que objetiva a universalização do acesso à água potável para populações urbanas e rurais.

A parceria prevê a implantação de 60 mil cisternas em oito estados do semiárido (PI, CE, RN, PB, PE, AL, BA, MG). Participaram da assinatura do convênio o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit; o presidente da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), Naidison Quintela; o coordenador de programas da ASA, Antônio Barbosa; e o diretor executivo da FBB, Éder Melo.

Cisterna de placas é uma tecnologia social que compreende um reservatório de forma cilíndrica, coberta e semienterrada. Um encanamento simples recolhe no telhado das casas a água de chuva e a encaminha para cisternas no subsolo ao lado, revestidas com placas para não permitir a infiltração; cada uma permite, com 16 mil litros acumulados, abastecer com cerca de 20 litros diários cada pessoa de uma família durante a estiagem - desobrigando-as de caminhar quilômetros a pé para colher em latas a água de barreiros sujos usados pelo gado.

"Como a ASA já tem uma expertise na reaplicação dessa tecnologia social e, nos últimos anos, reaplicou mais de 350 mil unidades, a Fundação Banco do Brasil formalizou um convênio para que a ASA nos auxilie no alcance dessa meta, com ações na área de gestão, mobilização e sensibilização", afirmou o presidente da FBB, Jorge Streit.

Segundo Júlio Caetano, gerente da área de Geração de Trabalho e Renda da Fundação BB, nos próximos dias será lançado um edital para seleção de entidades sem fins lucrativos para implantar as cisternas de placas. O edital será distribuído em 41 lotes e cada um deles prevê, aproximadamente, a instalação de até 2.000 cisternas.
 

Texto: disponível em asa.org


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

FBB e ASA firmam convênio para instalação de cisternas de placas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005