IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Associação de Maruá recebe capacitação para fortalecer empreendimento da agricultura familiar

Associação de Maruá recebe capacitação para fortalecer empreendimento da agricultura familiar

A Associação Agropastoril da Comunidade de Maruá, localizada no interior de Uauá, foi contemplando pelo edital da Cese (Coordenadoria Ecumênica de Serviços), de apoio aos empreendimentos econômicos solidários. A associação recebeu recentemente a visita dos consultores da Cese, para realizar a primeira fase do Programa Produção Comunitária e Renda. O projeto vai acontecer em duas fases em parceria com o Irpaa, Coopercuc e outras entidades do município.

Nessa primeira fase é feito o estudo de viabilidade do empreendimento, na perspectiva de avaliar as necessidades do grupo, ameaças, oportunidades e fortalecer as ações já existentes, construindo dessa forma um diagnostico que possibilite a equipe da Cese construir um relatório da realidade da associação. Segundo Erivaldo Pedro Rodrigues, consultor da financiadora do projeto, uma das dificuldades dos grupos da agricultura familiar e a “carência enorme de conhecimento do mercado, sobre a realidade do que é um negócio propriamente dito”. Erivaldo ressalta que essa comunidade está participando ativamente nesse primeiro momento e que esse é o primeiro sinal para o sucesso do grupo.

Para Tiago Pereira, coordenador do Projeto Ater Federal executado pelo Irpaa, esse estudo de viabilidade vai permitir a construção de indicadores para que a associação possa buscar apoio e parceria de outras organizações públicas e privadas fortalecendo o grupo. Ele também fala que esse projeto junto com a comunidade tem o desafio de “organizar a cadeia produtiva da mandiocultura e dar visibilidade de tal forma, como está organizada a cadeia de fruticultura, principalmente do Umbu”.

A segunda fase do projeto vai acontecer após a elaboração do relatório, identificando as necessidades da associação. Essa fase será construída junto com a Cese e os parceiros. Cada parceiro contribuirá seja com oficinas, palestras, cursos de capacitação, intercâmbio ou outras ações para fortalecer a associação.

Criação do Projeto


O projeto foi escrito por David Mota, técnico agrícola do Irpaa, com a participação da comunidade. Foi elaborada uma proposta do questionário de perguntas junto ao grupo produtivo e encaminhando via edital para a Cese. O projeto começou a ser executando e tem como objetivo fortalecer o grupo produtivo na cadeia da fruticultura e mandiocultura na área de gestão, comunicação, trabalhando a divulgação dos produtos, e na engenharia de alimentos.


O fortalecimento da associação permite que o grupo conquiste um maior mercado para comercializar seus produtos e dessa formar assegurar aumento na renda das famílias, bem como permitir que essas pessoas não necessitem migrar para outras cidades em busca de novas oportunidades.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Associação de Maruá recebe capacitação para fortalecer empreendimento da agricultura familiar

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005