IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades de Massaroca discutem o plano de desenvolvimento do projeto Pró-Semiárido

Comunidades de Massaroca discutem o plano de desenvolvimento do projeto Pró-Semiárido

Representantes das comunidades de Canoa, Cachoeirinha, Curral Novo e Lagoa do Meio, no Distrito de Massaroca em Juazeiro (BA), se reuniram nos dias 4 e 5 desta semana, para construir junto com os/as técnicos/as da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e do Irpaa, o Plano de Desenvolvimento Social do território “Raízes do Sertão”, do projeto Pró-Semiárido, do governo do Estado da Bahia.

O plano é construído a partir de uma metodologia participativa, na atividade, os/as moradores indicaram os problemas e as potencialidades do território relacionado a diversos aspectos do meio ambiente, da cultura, políticas públicas, entre outros, presentes nas comunidades, considerando o passado, o presente e as expectativas para o futuro. A partir dessa atividade foram feitas as metas a serem desenvolvidas e executadas nas comunidades nos próximos cinco anos do projeto Pró-Semiárido.

Dentre as metas traçadas, estão o de recaatingar as áreas devastadas das propriedades; fortalecer a cooperativa; adquirir o selo de certificação de qualidade dos produtos comercializados e produzidos no território; implementar tecnologias de armazenamento da água da chuva; realizar o plantio das plantas forrageiras; e produzir a ração dos animais entre outras ações voltada para melhoria de vida dos agricultores e agricultoras, pautadas na proposta de Convivência com o Semiárido.

Segundo Daiane de Souza Dantas, técnica em agropecuária e colaboradora do Irpaa, responsável pelo território “Raízes do Sertão”, é através desse trabalho e dessas metodologias participativas que os/as técnicos/as conhecem a realidade das comunidades. “Desde o primeiro contato que a gente teve, da visita a reuniões e assembleias, que a gente está conhecendo a comunidade e é a partir daí que vamos poder executar o projeto. A gente vai poder contribuir na melhoria e qualidade de vida das famílias”, garantiu.

E para Jousivane Santos Silva, presidente do Comitê de Massaroca, o Pró-Semiárido traz uma característica diferenciada dos outros projetos, que é o de construir junto com a comunidade. “A partir de uma reflexão do que foi no passado, o que se vivencia no presente e o que se pensa do futuro, fizemos um plano estratégico de convivência aqui nas comunidades, com uma tendência de melhoria e desenvolvimento em todos os contextos, tanto social quanto econômico, cultural. É desenvolver um plano que garanta a sustentabilidade e permanência das famílias aqui no campo”, afirmou.

Participaram da atividade os 24 representantes escolhidos em assembleia das quatro comunidades que integram o território “Raízes do Sertão”. Durante o encontro também foi definido por votação, o Agente de Desenvolvimento Rural - ACR, que vai acompanhar e auxiliar os técnicos e as técnicas na execução do Plano de Desenvolvimento Social, feito pela comunidade.

Foto e Texto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades de Massaroca discutem o plano de desenvolvimento do projeto Pró-Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005