IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Articulação Fundo de Pasto apresenta contribuições das comunidades para preservação da Caatinga

Articulação Fundo de Pasto apresenta contribuições das comunidades para preservação da Caatinga

Teve início nesta terça-feira (29) e vai até 01 de dezembro no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, o Seminário “Recaatingamento: o valor da caatinga em pé” realizado pelo Irpaa a partir da experiência do Projeto Recaatingamento com comunidades Agropastoris e Extrativistas do Território Sertão do São Francisco.

Representantes das sete Comunidades Fundo de Pasto dos municípios estão participando do evento e contribuindo com o debate acerca da importância da preservação da Caatinga para manutenção das Famílias no Campo e para a viabilidade da Convivência com o Semiárido.

Na manhã de hoje, o representante da Articulação Estadual de Fundo de Pasto, Valdivino Rodrigues, da comunidade Lages das Aroeiras, município de Uauá, apresentou as contribuições destas comunidades tradicionais para a recuperação e preservação da Caatinga. Valdivino destacou que hoje as/os moradores das Comunidades Fundo de Pasto já tem tomado consciência da necessidade de preservar a Caatinga, compreendendo o papel fundamental do Bioma na subsistência das famílias camponesas.

O produtor rural mencionou, no entanto, que apesar da luta pela permanência e posse da terra, as investidas do capital tem provocado o deslocamento das pessoas e a destruição do Bioma. Para Valdivino, o atraso no processo de regularização, por exemplo, deve-se ao avanço de grandes projetos como a exploração minerária, carvoarias, produção do Biodiesel, todos mantidos por programas governamentais.

O Seminário apresenta as principais motivações para o desenvolvimento desta iniciativa, bem como mostra os principais resultados já constatados nas comunidades envolvidas no Projeto. A programação destaca temáticas como: A importância do Bioma Caatinga na formação cultural do Semiárido; Causas da Desertificação; Capacidade de Sequestro de Carbono na Caatinga; Influência do el niño e da la niña na recuperação das áreas degradadas; Técnicas de recuperação de áreas de Caatinga degradadas, a exemplo do replantio de espécies nativas e adaptadas, enxertia de plantas, técnicas de preservação do solo, etc.

Além das palestras e debates, apresentações culturais também fazem parte da programação do Seminário. As manifestações culturais típicas da região e a musicalidade aparecem nas aberturas das atividades como forma de descontrair o público participante e, principalmente, de valorizar a cultura local, uma dos aspectos essenciais no processo de Convivência com o Semiárido.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Articulação Fundo de Pasto apresenta contribuições das comunidades para preservação da Caatinga

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005