IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Jubileu da Diocese de Ruy Barbosa celebra também 25 anos de episcopado de Dom André

Jubileu da Diocese de Ruy Barbosa celebra também 25 anos de episcopado de Dom André

A Diocese de Ruy Barbosa celebrou seu jubileu de 60 anos neste mês de agosto, momento que foi marcado por uma Romaria Vocacional Diocesana realizada no dia 25, reunindo centenas de pessoas da região, de diversos lugares do Brasil e do mundo. O evento também foi de ação de graças pelos 25 anos de ordenação episcopal do Bispo Dom André De Witte, quarto Bisco da Diocese.

“A nossa motivação não é filantropia, mas é, como Jesus, está a serviço da vida”, lembra Dom André, ao registrar que essa caminhada diocesana reúne uma série de ações e reflexões em torno da evangelização, que é o objetivo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Para ele, assumir essa missão, significa vivenciar uma igreja que “não vive para si, não é só liturgia, catequese, mas ela participa da construção de uma sociedade justa e solidária, à serviço da vida, rumo ao reino definitivo, isso para mim é fundamental”.

Uma das mensagens centrais desse momento de festa foi a necessidade de compreender “a Diocese como um jardim, um dom de Deus para um povo que dele cuida”, mencionou Dom André em carta divulgada nesse mês de aniversário. Ele aponta ainda que uma prioridade desta Diocese é “ligar sempre fé e vida, isso para mim é realmente o importante, não só rezar, mas também lutar por uma vida melhor”.

É a partir desse posicionamento que surge a parceria com diversas organizações sociais, a exemplo do Irpaa, entidade da qual Dom André é sócio e foi presidente por duas gestões. Para Haroldo Schistek, atual presidente do Irpaa, “a presença de Dom André no Irpaa foi para nós muito importante porque expressou a visão que a igreja viva com o pé na realidade”. Ele cita ainda a aliança entre sua formação acadêmica, a agronomia, com a visão da teologia, uma relação que ajudou muito a compreender e difundir a ideia da Convivência com o Semiárido.

Além do Irpaa, representantes de outras instituições que defendem a Convivência com o Semiárido, de sindicatos, cooperativas, associações e movimentos sociais estiveram presentes na celebração, reconhecendo a importância de haver uma igreja socialmente engajada com as lutas populares.

O líder religioso não se furtou de problematizar o atual contexto político do país, alertando que “quando a vida do povo é ameaçada, nós devemos profeticamente denunciar, dizer: não pode!”. Ele faz referência a tríade “terra, trabalho e teto”, defendida por Papa Francisco como direitos essenciais para a população, os quais devem ser reivindicados também com o apoio da igreja.

Por fim, Dom André lembra que “Jesus vem para todos, só que Jesus começa do lado dos pequenos, dos necessitados, e assim consegue chegar a todos. A nossa sociedade começa do lado dos grandes, ricos, dos poderosos e os pobres sobram, sem direitos ou pagando o enriquecimento dos grandes”. Assim, o desafio atual é prosseguir a caminhada pastoral ecoando a necessidade de “evangelizar de uma maneira que eu chamo caminhar com o povo de Deus”, finalizou Dom André.

Texto: Comunicação Irpaa
Foto: Equipe Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jubileu da Diocese de Ruy Barbosa celebra também 25 anos de episcopado de Dom André

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005