IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Intercâmbio em Remanso reuniu beneficiárias do ATER para Mulheres

Intercâmbio em Remanso reuniu beneficiárias do ATER para Mulheres

Mais encontro de intercambio previsto no Projeto ATER para Mulheres foi realizado neste mês de outubro. Desta vez a atividade aconteceu em Remanso e contou com participação das beneficiárias do Projeto residentes em comunidades de Sento sé, Casa Nova e Remanso. A proposta é integrar os grupos que realizam atividades de beneficiamento da pesca e compartilhar experiências entre elas, possibilitando novos aprendizados e maior interação entre as produtoras envolvidas.

A atividade aconteceu no Terminal Pesqueiro de Remanso, onde, há seis anos, as mulheres trabalham organizadas em associação e cooperativa, experimentando assim a autonomia e garantindo a geração de renda para suas famílias. Durante o encontro, mais de 30 participantes tiveram a oportunidade de conhecer o espaço de trabalho dessas mulheres, além de praticarem atividades já exercidas pelas pescadoras artesanais do município ribeirinho. No encontro foi possível realizar a prática de beneficiamento do pescado para produção de sardinha, linguiça e filé de peixe, produtos estes hoje fornecidos para as escolas através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Na oportunidade, as mulheres de Remanso compartilharam as dificuldades de conseguir manter o grupo unido e de acessar mais projetos. Mas, embora existam barreiras, a determinação faz parte do grupo que hoje passa a frente a experiência do trabalho coletivo. De acordo com a pescadora artesanal e beneficiária do projeto ATER Mulheres, Eliete Cunha, com esforço e dedicação o grupo de Remanso vem conquistando espaço no tocante a comercialização do pescado. “Tudo que se busca com fé se alcança” enfatiza a pescadora que, cheia de alegria pelos trabalhos realizados na sua cidade, compartilha experiências com os novos e futuros grupos que venham a trabalhar com o mesmo propósito.

 

Incentivo a Organização

Durante o intercâmbio as participantes sempre se mostram dispostas para o aprendizado e troca de experiências, demonstrando o quanto é importante vivenciarem de perto experiencias que sas estimulam a buscarem o seu espaço de trabalho, fonte de renda para família. Para chegar ao encontro, muitas delas viajam de barco, ônibus ou moto, deixam suas residências e familiares, mas levam consigo a lição de que o trabalho tem de ser levado à frente.

A proposta do ATER para Mulheres busca estimular, principalmente, o valor feminino e sua capacidade em ser e ter o seu espaço e reconhecimento na sociedade através do seu trabalho e participação cidadã. Estes exemplos confirmam a importância da continuidade do trabalho e do fortalecimento da articulação entre os grupos, considerando as experiências bem sucedidas de diversas organizações de mulheres no Semiárido.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intercâmbio em Remanso reuniu beneficiárias do ATER para Mulheres

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005