IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Bela Gil prepara Cuscuz Nordestino com água de cisterna e pede apoio à Campanha Tenho Sede

Bela Gil prepara Cuscuz Nordestino com água de cisterna e pede apoio à Campanha Tenho Sede

Referência em culinária natural, a chef Bela Gil, acaba de lançar no Canal da Bela, no YouTube, uma receita especial de Cuscuz Nordestino. O prato foi preparado com ingredientes agroecológicos e água da cisterna vindos direto do Semiárido. Durante o preparo, que teve a participação da agricultora familiar Josefa Quirino de Albuquerque, conhecida como Dona Nena, que mora no sítio Pilões, área rural do município de Cumaru, no Semiárido de Pernambuco, a chef divulgou o programa Um Milhão de Cisternas, criado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), e pediu apoio à Campanha Tenho Sede, lançada em setembro de 2021, com o objetivo de arrecadar recursos para construir um milhão de cisternas no Semiárido.

A receita levou milho de cuscuz não - transgênico, vindo da Paraíba, leite de Castanha de Cajú com Licuri e mel, todos ingredientes cultivados por famílias agricultoras agroecológicas do Semiárido brasileiro. “Fico muito feliz de divulgar esse projeto e fazer com que ele continue, porque ainda precisam ser construídas outras cisternas”, destaca Bela antes de iniciar o preparo do prato.

Dona Nena, que é uma das vozes da Campanha Tenho Sede, lançada pela ASA, em setembro de 2021, com o objetivo de arrecadar recursos para construir mais um milhão de cisternas no Semiárido, reforça o impacto da conquista da cisterna na segurança alimentar da sua família. “Quando chove é muito bom, porque, além da gente ter água na cisterna, nós vamos plantar um pé de coentro, uma fava, um jerimum.” Quando Bela pergunta se dá para produzir mais com a cisterna, a agricultora enfatiza: “dá pra produzir! Dalí, a gente tira para o consumo, para beber, para as plantinhas, para os animais”, explica.

Dona Nena representa uma das 1,2 milhão de famílias, que foram beneficiadas com as cisternas construídas no Semiárido dentro da meta estabelecida pela ASA em 1999. Desse total, mais de 80% das implementações foram de responsabilidade da rede. A iniciativa inspirou o Programa Cisternas, criado pelo Governo Federal na gestão do, então presidente Lula, no ano de 2003. A partir deste marco, a construção das cisternas se intensificou na região.

Porém, a iniciativa que executou um orçamento de R$ 800,8 milhões no ano de 2012, fechou o ano de 2020 com um orçamento de apenas R$ 70 milhões, segundo dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop) do Ministério da Cidadania. A redução no volume de recursos tem retardado a chegada de uma cisterna para mais de um milhão de famílias que ainda não têm acesso à água no Semiárido.

A campanha Tenho Sede, lançada em setembro de 2021 e que segue mobilizando recursos para garantir acesso à água no Semiárido, contou com a participação do cantor Gilberto Gil, pai da chef Bela Gil, que regravou a canção Tenho Sede, composta pelos músicos Anastácia e Dominguinhos, e chamou a atenção para o problema da falta de acesso à água de consumo humano entre as famílias do Semiárido.

No ar há quatro meses, a mobilização já conta com doadores de todas as regiões do Brasil e segue agora para uma nova etapa, envolvendo as companhias de abastecimento e saneamento básico, integrantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que vão oferecer a possibilidade de doação via conta de água. Para conhecer a campanha em detalhes e realizar doações, acesse: tenhosede.org.br

Texto: Adriana Amâncio – Asacom
Foto: Asacom
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Bela Gil prepara Cuscuz Nordestino com água de cisterna e pede apoio à Campanha Tenho Sede

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005