IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Formação de agentes comunitários reforça a importância de diversificação na produção

Formação de agentes comunitários reforça a importância de diversificação na produção

Jovens de oito municípios do Território Sertão do São francisco participaram de mais uma oficina voltada para a formação de agentes comunitários que prestam assessoria às comunidades através do Projeto Bahia Produtiva. O evento aconteceu nos dias 19 e 21 janeiro, e foi realizado através de uma plataforma virtual.

A oficina contou com a participação de formadores de diversas áreas do conhecimento e que trabalham temas debatidos no projeto. Um desses exemplos é a professora Rosilda Magalhães, da Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Rosilda trouxe para a formação o debate do fortalecimento do sistema produtivo da pesca artesanal.

Segundo a professora da Uneb, “as populações ribeirinhas têm, do ponto de vista da pesca artesanal, muito potencial”. Para Rosilda, a pesca no Submédio São Francisco pode ser qualificada, especialmente na melhoria dos produtos. “Nós temos essa possibilidade de enriquecer, de dar valor, de melhorar a qualidade do peixe que vai para a mesa do consumidor”, apontou ela citando produtos como as iscas de peixe, que podem ser usadas como petisco e têm origem no aproveitamento da carne que sobra da produção do filé de peixe.

Ainda de acordo com Rosilda, o fortalecimento da pesca artesanal pode contribuir muito com a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas, e assim colaborar para a permanência do povo nestas áreas.

Além da pesca artesanal foram debatidos temas como a criação de galinhas da canela preta, manejo reprodutivo de cabras e ovelhas e Segurança Alimentar e Nutricional, além de assuntos com foco na organização administrativa e produtiva dos grupos assessorados. A diversidade de temas tem sido uma característica nas formações de Agentes Comunitários/as de Apicultura (ACA) e Agentes Comunitárias/os Rurais (ACR), haja vista o dinamismo da agricultura familiar e a variedade de sistemas produtivos. Essa característica das oficinas nem sempre agradou a todos, mas se mostrou eficiente na prática diária das/dos jovens agentes comunitárias/os. “No início eu questionei, mas depois pensei: eu também crio bode”, confessou Alberto Barreto, apicultor que assessora comunidades em Campo Alegre de Lourdes.

Alberto foi um dos agentes comunitários que apresentou sua experiência durante a formação. Ele destacou o trabalho coletivo de formação que envolveu o Irpaa, a CAR e o Sebrae para fortalecer a Cooperativa dos Pequenos Apicultores de Campo Alegre de Lourdes - Coapical. Segundo Alberto, na terça (19), enquanto a formação acontecia, a Coapical estava fazendo a entrega de 100 tambores de mel, parte de sua produção que tinham vendido. “Em cada tambor tem um pedacinho de vocês”, expressou o agente comunitário durante a oficina. Alberto atribuiu o aumento de produtividade às formações pelas quais a cooperativa tem passado.

Para André Luiz, colaborador do Irpaa, a oficina alcançou o objetivo planejado. Ele destacou a participação do público da oficina e a qualidade dos debates. “A oficina teve um conteúdo muito rico, uma participação muito boa. A minha avaliação é de que foi proveitosa”, resume André.

O Irpaa assessora 23 grupos no Território Sertão do São Francisco através do Bahia Produtiva, um projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR. O projeto é fruto de acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Banco Mundial.

Texto: Comunicação do Irpaa / Foto: Reprodução Zoom 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Formação de agentes comunitários reforça a importância de diversificação na produção

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005