IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agroecologia é tema de encontro na comunidade de São Bento

Agroecologia é tema de encontro na comunidade de São Bento

Interação entre homem e natureza estimulando o respeito e a convivência com o meio ambiente natural e social.  O assunto esteve presente nas discussões da Segunda Oficina Agroecológica da comunidade de São Bento (Curaçá-BA), que aconteceu entre os dias 08 e 09 de julho na Escola Liberato Félix Martins. O encontro, organizado pelo IRPAA, reuniu agricultores, profissionais de educação, estudantes e donas de casa, tanto de São Bento quanto das comunidades de Patamuté, Canabravinha, Barra do Brejo e Pau de Colher.

 

Entre dinâmicas, orientações e conversas foi possível abordar assuntos inerentes à agricultura familiar, incluindo dicas para a fabricação de adubos e outras técnicas que auxiliam uma produção de alimentos saudáveis, além de abordar o cuidado necessário com o manejo da terra e da água. A intenção foi estabelecer a articulação do tema com os saberes técnicos, comunitários e escolares.

 

O diálogo ultrapassou o espaço onde fica a escola da comunidade e passou também a ser incorporado nas práticas com a horta pedagógica do local, um verdadeiro laboratório para as aprendizagens em torno da agricultura familiar e orgânica.  Na horta, os participantes do encontro plantaram algumas hortaliças, colheram outras e cuidaram das que já tinham sido plantadas pelos alunos, professores e demais integrantes da comunidade que irrigam os canteiros com o auxilio da cisterna calçadão, construída no local para este fim.  Enquanto realizavam tais atividades, as pessoas discutiam a importância da agroecologia para o bem estar humano e dos animais.

 

Com o incentivo do IRPAA, a comunidade de São Bento, distante 37 Km da sede de Curaçá, começou a cultivar a horta pedagógica em agosto do ano passado. Desde então, o instrumento vem possibilitando a difusão da proposta de agricultura orgânica, além de estimular o enriquecimento do trabalho pedagógico, através da articulação dos conhecimentos abordados pelas disciplinas de forma contextualizada. Para Josélia Gomes, professora de matemática de São Bento, a horta representa o envolvimento das famílias com a educação local. “A horta nos ajuda em muitos aspectos, ela nos possibilita trabalhar muitas coisas dentro da realidade dos alunos, e uma coisa que eu tenho notado é o interesse deles para produzir isso em casa. O ambiente da escola é muito parecido com o que eles vivem em casa, então se a gente consegue produzir isto na escola é porque também é possível que eles façam isso na casa deles”, ressaltou.

 

Este envolvimento voltou a ser abordado no segundo dia de oficina, na qual os membros do encontro construíram um planejamento pedagógico com o tema agricultura familiar. Neste planejamento os participantes da oficina sugeriram a inclusão de assuntos integrados com o tema nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Ciências, Geografia e História.  O objetivo da atividade foi estabelecer conteúdos que façam sentido as necessidades e curiosidades dos alunos e da comunidade.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agroecologia é tema de encontro na comunidade de São Bento

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005