IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Irpaa dialoga com entidades públicas de Uauá para execução de Projeto de Ater

Irpaa dialoga com entidades públicas de Uauá para execução de Projeto de Ater

Na manhã da última segunda-feira (29), o coordenador do projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural - Ater/Brasil Sem Miséria, Tiago Pereira, esteve reunido no escritório do Irpaa em Uauá, com o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, João Bosco Gonçalves, com as representantes do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), Francilene Ferreira e Marla Marina Pereira, e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Ana Paula Goés, para apresentar o projeto, com o objetivo de construir e fortalecer uma parceira entre as entidades.

Durante o encontro, Tiago apresentou as diretrizes, objetivos e o público alvo deste Serviço de Ater vinculado ao Governo Federal, através do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), que na região está sendo executado pelo o Irpaa. Além disso, foi abordado o modo como o Irpaa vem desenvolvendo seu trabalho na região do Semiárido ao longo de seus 23 anos, a partir da visão de Convivência com o Semiárido, compreendendo a seca como fenômeno natural que não pode ser combatido e potencializando as riquezas aqui existentes.

Ana Paula Góes, assistente social do Cras I, comentou que conhecer o projeto é de suma importância, pois muitas vezes as pessoas chegam ao Cras com a necessidade de gerar o NIS para participar de algum programa e a equipe não tem conhecimento, impossibilitando um melhor encaminhamento dessa família. Ressaltou também a disponibilidade em auxiliar a equipe técnica do Ater na identificação e busca ativa das famílias na geração do NIS.

Todas as representações presentes na reunião, demonstraram a vontade de trabalhar em parceria, para identificar e encaminhar as famílias que se enquadram no projeto, bem como sinalizaram a pretensão de caminhar juntos no que for necessário para melhorar a qualidade de vida dos/as sertanejos e sertanejas.


Conheça o Projeto

O Irpaa entende que para alcançar o objetivo do projeto, é preciso dialogar com as instituições públicas de cada município contemplado pelo Ater, uma vez que o projeto tem como missão "buscar as famílias que estão à margem, em situação de pobreza extrema e desconhecedoras das políticas públicas existentes”, ressaltou Tiago.

A conversa com as entidades parceiras auxilia, inclusive, na identificação das famílias que estão em situação de extrema pobreza, garantido que elas possam ser beneficiadas com os serviços. Para serem acompanhadas essas famílias necessitam ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Número de Identificação Social (NIS). Em relação à DAP, João Bosco fala que o STR também gera o documento junto com a EBDA, porém têm como dificuldade o pequeno numero de técnicos para realizar esse trabalho.

Na reunião também foram apresentados outros projetos que a entidade executa em Uauá, a exemplo do Mais Água, Recaatingamento, a discussão com as escolas e secretaria acerca da educação contextualizada, entre outras ações.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa dialoga com entidades públicas de Uauá para execução de Projeto de Ater

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005