IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Escola do Rodeadouro sedia atividade de incentivo à leitura contextualizada ao Semiárido

Escola do Rodeadouro sedia atividade de incentivo à leitura contextualizada ao Semiárido

Crianças de escolas municipais do interior de Juazeiro (BA) estão ampliando a prática da leitura a partir do projeto “Valorização da Infância no Semiárido Brasileiro”, que desenvolve intervenções nas escolas através do baú e rodas de leituras. Além do ato de ler, o projeto contribui no resgate da cultura popular por meio das músicas e demais atividades recreativas realizadas pelos/as colaboradoros/as do Irpaa nas escolas da região.

Estudantes da Escola Maria Monteiro Bacelar, localizado no Rodeadouro, foram o público da roda de leitura que aconteceu na tarde dessa última quinta-feira (06). As crianças deram continuidade à leitura coletiva do paradidático Pingo D’ Água, onde puderam dialogar a respeito do cuidado com o Rio São Francisco, a importância da coleta de lixo e do esgoto na luta pela preservação do rio. A estudante Letícia Mariana relata que depois desses momentos de leitura ela aprendeu que “a água é importante e nós devemos economizar ... a gente não pode jogar lixo no rio, isopor ou poluir ele com agrotóxicos”.

Esse foi o segundo momento da roda de leitura na escola e segundo o professor Ronivaldo Martins tem contribuído, pois “os meninos se envolvem mais com a realidade da terra deles, do Semiárido, onde eles vivem... isso valoriza muito, eles já começam a preservar o meio ambiente, o rio e são conhecedores da sua realidade”, pontua o professor, que destaca a importância da leitura contextualizada na formação escolar das crianças.

A leitura contextualizada, a utilização do lúdico, entre outras ações, permite que as crianças reflitam sobre a realidade da sua comunidade, além de despertar o prazer pela leitura. Foi com a performance teatral de Ignorantenaldo (personagem interpretado por Antônio Ivo Rodrigues) e contribuição Felipe Silva, ambos colaboradores do Irpaa, que as crianças brincaram e conquistaram novos conhecimentos na roda de leitura. 

De acordo com Ivo, as rodas de leituras estão sendo desenvolvidas em mais três escolas, nas comunidades de Malhada de Areia, Mandacaru II e Quipá. Além de três visitas nas escolas, as crianças irão visitar o Centro de Formação Dom José Rodrigues, com o objetivo de fazer a Trilha da Convivência com o Semiárido e conhecer muitos dos elementos abordados no ato da leitura, a exemplo das tecnologias sociais. “No último encontro as crianças vão refazer a cartilha do Pingo d’Água a partir da visão delas”, pontua Ivo.

O projeto “Valorização da Infância no Semiárido Brasileiro” é desenvolvido pelo Irpaa com o apoio da Agência de Cooperação do Movimento de Crianças e Jovens Católicos da Áustria – DKA Áustria.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Escola do Rodeadouro sedia atividade de incentivo à leitura contextualizada ao Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005