IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Jovens do Território Sertão do São Francisco participam de intercâmbio no Ceará

Jovens do Território Sertão do São Francisco participam de intercâmbio no Ceará

A experiência de educomunicação e turismo pedagógico foram os atrativos que levaram cerca de 40 jovens de comunidades rurais do Território Sertão do São Francisco até a região do Cariri, no estado do Ceará, nos dias 21 e 22 de julho. O grupo, que faz parte do Projeto Bem Diverso conheceu as instalações e a forma de trabalho da Fundação Casa Grande, uma Organização Não Governamental que trabalha comunicação, cultura, lazer e turismo pedagógico com crianças e adolescentes.

A jovem Rafaela Rocha, da comunidade Melancia, em Casa Nova-BA, acreditava que adultos seriam responsáveis pela recepção. Logo Rafaela foi surpreendida, pois além de recepcionar visitantes, as/os jovens da Casa Grande desenham, pintam, escrevem, fotografam e participam de um ciclo de geração de renda para as famílias envolvidas com as ações da instituição. “O que me chamou mais atenção foi a cultura deles, os jovens estarem envolvidos nos trabalhos, não sair do seu local para procurar emprego. Lá mesmo tem o trabalho deles”, comenta a jovem de Casa Nova.

De acordo com Rafaela em sua comunidade também já existe um trabalho que envolve 25 pessoas, entre jovens e adultos. “A gente está trabalhando com apicultura e com a casa de beneficiamento que faz bolo, peta etc.” detalha a jovem de Casa Nova.

A visita à Fundação Casa Grande, segundo Lucélia Carvalho, da comunidade Baixão, em Pilão Arcado, serve de inspiração para que se possa valorizar a nossa região. Ela acredita que o exemplo visto no Ceará pode servir para que aconteça a “transformação social em nossas comunidades, em que podemos resgatar as culturas das nossas comunidades e envolver não só as crianças, mas também toda a família”, explica Lucélia.

A jovem de Pilão Arcado também destaca a forma de hospedagem, em que as famílias envolvidas com a Fundação Casa Grande prestam serviço de acolhimento dos visitantes, o que gera a “socialização entre quem se hospeda e as famílias que recebem”, aponta Lucélia.

O intercâmbio, na opinião de Camila de Barros, estudante de agropecuária e integrante da República de Estudantes do Irpaa é relevante pois permite “levar os conhecimentos de sua região e trazer outros para aplicar na comunidade, no grupo de jovens ou na associação”, afirma Camila. A estudante, que também visitou a experiência agroecológica de seu Zé Arthur, no Sítio Tabuleiro, interior de Nova Olinda – CE, diz que “é importante para o jovem saber que o Semiárido proporciona qualidade de vida, sem ter que se deslocar para regiões distante de suas comunidades”, explica.

Além da Fundação Casa Grande o grupo visitou o Museu do Couro e o Sítio Tabuleiro, em Nova Olinda, o Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri e a Colina do Horto, onde fica a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

O Projeto Bem Diverso é uma parceria entre o Irpaa, PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.


Texto e fotos: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens do Território Sertão do São Francisco participam de intercâmbio no Ceará

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005