IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Grupos empreendedores participam de qualificação oferecida pelo Irpaa

Grupos empreendedores participam de qualificação oferecida pelo Irpaa

O centro de formação Vargem da Cruz recebeu nos dias 29 e 30 pequenos produtores/as de doces e geleias de fruta, para participar da oficina sobre “Tecnologias de produção e beneficiamento de produção”, oferecida pelo Irpaa. Estiveram presentes grupos empreendedores da região de Sento Sé, Caetité e outros comunidades do Semiárido baiano.

O encontro contou com dois momentos, no primeiro dia foi realizada uma discussão mais teórica, abordando estudo aprofundado sobre boas práticas de produção, os riscos de contaminação de agentes físicos, químicos ou biológicos. Os cuidados com a conservação dos produtos, a padronização dos rótulos e os cuidados com higienização das frutas, ambiente físico onde é preparado os produtos, das embalagens e de quem preparar os alimentos, também fizeram parte do debate.

A colaboradora do Irpaa, Maria de Lourdes Almeida, relata que análises realizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), diagnosticaram a necessidade de padronizar o ponto das geleias, na produção em rede. Porém as empreendedoras apresentaram inicialmente dificuldades para realizar essa padronização, mas isso já vem sendo modificado.

No segundo dia ocorreu a troca de experiências no preparo da geleia de maracujá, doce de banana com maracujá e outros produtos. Nesse momento as/os empreendedores/as mostraram como está sendo desenvolvida a padronização do preparo das receitas. A empreendedora Maria Francisca da Silva, conhecida como Maria Preta, da região do Caetité, fala que na associação quilombola, localizada na sua comunidade, elas já estão desenvolvendo a produção de doces e que essa oficina veio acrescentar novos conhecimentos, principalmente em relação à conservação dos doces e outras formas de preparo dos mesmos.

Outra empreendedora, Janaína Oliveira, da região de Sento Sé, ressalta que outro assunto abordado foi a preservação do meio ambiente e outras formas de aproveitar as frutas, como exemplo a produção de frutas desidratadas. Janaína demonstrou o interesse de futuramente desenvolver a técnica de desidratar a manga, pois segundo a mesma sua comunidade é rica na produção da fruta.

A oficina terá continuidade em setembro, com realização de visitas na região de Caetité, Riacho de Santana, Sento Sé e Remanso, a partir de planejamentos realizados pela equipe de produção do Irpaa. Nessas visitas será observado como cada comunidade produz os doces e geleias, avaliando se a padronização da produção está acontecendo de fato e esclarecendo as possíveis dúvidas dos/as empreendedores/as, relata Lourdes.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Grupos empreendedores participam de qualificação oferecida pelo Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005