IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Projetos de Assessoria Técnica contribuem com a difusão das alternativas de Convivência com o Semiárido

Projetos de Assessoria Técnica contribuem com a difusão das alternativas de Convivência com o Semiárido

Mais uma experiência com o trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural - ATER está sendo iniciada pelo Irpaa nos municípios do Território Sertão do São Francisco em que a entidade já atua. Uma equipe formada por 16 técnicos/as de nível médio e 04 técnicos/as de nível superior das áreas de agropecuária, agronomia, veterinária e pedagogia irão desenvolver atividades que vão desde reuniões com a comunidade a visitas nas propriedades, dias de campo, oficinas, visitas técnicas, seminários e encontros de avaliação.

Para a colaboradora do Irpaa Maria da Paixão, que acompanha famílias em comunidades rurais do município de Canudos, neste período de estiagem é preciso adotar estratégias para reunir as/os produtores, optando, por exemplo, por marcar atividades nos intervalos entre uma tarefa e outra desenvolvida pelos mesmos na rotina de cuidar da produção. Ainda assim, para a técnica, mesmo com as dificuldades cotidianas do período da Seca, o envolvimento da comunidade permanece e é algo necessário. “Reunir para discutir nesse período é importante pra fazer com que percebam que a Seca é um aprendizado, porque se todo mundo tivesse com comida armazenada [para os animais], com água suficiente, não estaria passando tanta necessidade. Na próxima Seca o pessoal vai está mais preparado”, aponta Maria da Paixão.

Três eixos centrais norteiam as temáticas trabalhadas pela equipe de ATER nas comunidades: Convivência com o Semiárido; Organização Social e Organização da Produção para Comercialização. Dentre os resultados esperados destacam-se o debate e desdobramentos práticos sobre o acesso à terra e regularização fundiária; acesso à água; produção agroecológica; banco de sementes, aproximação das escolas comunitárias, associativismo, cooperativismo e criação e fortalecimento de redes; participação popular em conselhos e comitês; organização da produção; acesso a programas como PAA e Pnae; plantio e armazenamento de alimentação para o rebanho, além de temáticas ligadas à educação contextualizada ao Semiárido.

Avaliando os resultados de outros projetos de ATER já desenvolvidos pelo Irpaa em comunidades de Sento Sé, a técnica Emanuela Soares destaca que houve um avanço significativo no processo de organização social das mesmas. Para ela, algumas comunidades apresentam mais resultados, mas todas demonstram interesse em participar e construir a parceria com a instituição. “Na comunidade de Quixaba, por exemplo, a gente conseguiu desenvolver um bom trabalho, lá estamos implantando um projeto de construção de uma fábrica de ração, e isso está estimulando as pessoas a se unirem e se organizarem melhor”, relata Emanuela.

Para dar início a etapa de realização do diagnóstico das comunidades e das Unidades de Produção Familiar (UPF), a equipe do projeto esteve reunida nesses dias 29 e 30 de outubro, na sede do Irpaa em Juazeiro, para discutir cada etapa de execução do projeto, metas e desafios do serviço de ATER executado com recursos governamentais. No período de execução 2012-2013 serão beneficiadas 1.920 famílias nos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé, Curaçá, Canudos e Uauá a partir de contrato de prestação de serviços com a Superintendência da Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projetos de Assessoria Técnica contribuem com a difusão das alternativas de Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005