IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Romaria em Sobradinho reafirma a necessidade de um projeto de vida para o Rio São Francisco

Romaria em Sobradinho reafirma a necessidade de um projeto de vida para o Rio São Francisco

Com o tema “Das águas do Velho Chico um clamor pela vida”, aconteceu em Sobradinho, entre os dias 07 e 09 de outubro, a VII Romaria das Águas, organizada pela Paróquia São Francisco de Assis e organizações sociais que lutam em defesa do Rio São Francisco.

As atividades iniciaram na noite da quinta-feira com a reflexão sobre o tema durante sessão especial na Câmara Municipal de Sobradinho. Na sexta-feira, a programação seguiu com oficinas sobre acesso a terra e educação contextualizada, coordenada pelo IRPAA, e juventude e luta social, que contou com a participação de estudantes da escola Família Agrícola e de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular.

No sábado, dia 08, a caminhada de encerramento, sempre esperada pela comunidade, teve início às 21h saindo do centro da cidade em direção ao porto de Chico Periquito. Ao longo do trajeto, músicas e pronunciamentos expressaram a indignação diante das injustiças sociais existentes na região, intensificadas devido ao modelo de desenvolvimento adotado, o qual agride a natureza e o ser humano. As lutas e enfrentamentos, o projeto popular, também foram ressaltadas nas falas e no encerramento à beira do Velho Chico.

O Padre João de Sena, da Paróquia São Francisco de Assis, avalia a participação da juventude de forma positiva e destaca a importância do evento, ao lembrar que “a primeira romaria surgiu em um contexto em que se discutia a privatização das águas do Rio São Francisco. As paróquias da Diocese então se uniram para defender a vida do rio e a vida dos povos”.

A Romaria acontece todos os anos no mês de outubro na semana em que se comemora o aniversário do rio. Este ano estiveram presentes representantes de paróquias de Casa Nova, Sento Sé, Remanso, Sobradinho, Juazeiro, além de pescadores e pescadoras, agricultores e agricultoras, militantes e organizações populares da região.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Romaria em Sobradinho reafirma a necessidade de um projeto de vida para o Rio São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005