IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro do projeto Semiárido Produtivo reúne agricultores e agricultoras de Sergipe e Alagoas

Encontro do projeto Semiárido Produtivo reúne agricultores e agricultoras de Sergipe e Alagoas

O Teatro Raízes Nordestinas sediou entre os dias 27 e 28 de novembro, o Encontro Estadual do Projeto Semiárido Produtivo dos estados de Sergipe e Alagoas. O evento reuniu em Poço de Redondo, interior de Sergipe, representantes das comunidades beneficiadas, a equipe técnica e parceiros para lançamento do projeto e constituição do comitê local que fará a gestão, monitoramento e avaliação do Semiárido Produtivo, projeto executado pelo Irpaa, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.

O Semiárido Produtivo tem o objetivo de fortalecer a inclusão produtiva de agricultoras/es familiares através da assessoria técnica, estruturação produtiva, organização da produção, processo de formação entre outras ações. De acordo com Tiago Pereira, Coordenador Institucional do Irpaa, este projeto é uma oportunidade de expandir o debate e a consolidação da Convivência com o Semiárido em outras regiões do Nordeste, buscando a melhoria de vida das pessoas, principalmente das famílias do campo em parceria com entidades locais que defendem essa proposta.

Em Sergipe, o projeto vai atender nove comunidades em três municípios, já em Alagoas serão oito comunidades distribuídas em três municípios, ao total o projeto beneficiará 100 famílias dos dois estados. “Vim para o estado de Sergipe e Alagoas é a possibilidade de experimentar a proposta da Convivência com o Semiárido nessa região de Agreste, que de certa forma já tem uma característica específica do ponto da diversidade climática, sociocultural e também da diversidade da vegetação”, diz Tiago Pereira. Ele ainda complementa, que a diferença na vegetação vai permitir uma convivência com o Semiárido que dialogue com as especificidades locais e, a partir disso, possibilite à geração de trabalho, renda e processos produtivos articulados e apropriados as condições locais.

Durante o encontro aconteceu mesa temática a respeito da política de Convivência com o Semiárido e trabalho de grupo, utilizando metodologias participativas para construir coletivamente algumas ações do projeto. Para Daniela Bento, representante da Asa Sergipe, que participou do encontro, as ações do Irpaa através do projeto Semiárido vai contribuir para fortalecer o debate político da lei das sementes da liberdade e da indicação da política de Convivência com o Semiárido no estado do Sergipe, “Nós acreditamos que vai ser uma parceria boa no campo político, mas também no campo estrutural. As famílias precisam de uma mínima estruturação que o projeto vai tá proporcionando, mas vai também alavancar e colaborar nos debates que estamos implementado aqui no estado”, afirma Daniela.

Segundo a representante das comunidades de Sergipe, Rafaela Alves, a expectativa é que o projeto possa contribuir no “processo de organização das comunidades, de formação da consciência e, sobretudo, no aspecto mais produtivo, facilitar que essas famílias tenham acesso a essa estruturação básica, que possam elevar sua capacidade de produção e organização”, pontua Alves. Toda essa estruturação é na busca pela permanência do povo no campo, produzindo alimentos saudáveis na perspectiva da Convivência, da Agroecologia e da soberania alimentar, complementa Rafaela.

A execução do projeto vai contar com a participação de um comitê local, formado pela representação das comunidades, dos/as parceiros e do comitê gestor do Semiárido Produtivo. O projeto também será executado nos estados de Pernambuco, Piauí e Bahia, ao longo de três anos assessorando ao todo 400 famílias agricultoras do Semiárido.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa  


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro do projeto Semiárido Produtivo reúne agricultores e agricultoras de Sergipe e Alagoas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005