IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Projeto Cisternas nas Escolas reúne monitores/as pedagógicos em Juazeiro

Projeto Cisternas nas Escolas reúne monitores/as pedagógicos em Juazeiro

O acesso a água nas escolas rurais do Semiárido é tema de um encontro que reúne, em Juazeiro, educadores/as de todos os estados do Nordeste e Norte de Minas Gerais. O evento faz parte do Projeto Cisterna nas Escolas, promovido pela Articulação do Semiárido (ASA) e acontece no Grande Hotel de Juazeiro, tendo iniciado terça-feira (03) e com encerramento previsto para a próxima sexta-feira (05).

Organizações da sociedade civil, a exemplo da Rede de Educação do Semiárido (Resab), contribuem com os debates e discussões acerca dos problemas relacionados ao acesso a água nas escolas da região. Na abertura do evento, o Coordenador do Programa Um Milhão de Cisterna (P1MC), Rafael Neves, lembrou que nos 15 anos de atuação da ASA, as cisternas que têm ajudado as famílias sertanejas a enfrentar os efeitos da estiagem, agora também ajudam a viabilizar a educação voltada à realidade da região, porque esses reservatórios também são instrumentos pedagógicos. Ele lembrou que em estados como o Piauí foram muitas as escolas que fecharam por falta de água, prejudicando seriamente milhares de crianças, um problema que precisa ser enfrentado por meio de políticas de educação apropriadas ao Semiárido.

A Diretora do Departamento de Estruturação à Produção do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Francisca Rosicleide, falou da importância desse projeto que, em sua primeira fase, vai levar água para 5 mil escolas do Semiárido. Na abertura, a pedagoga Lucineide Martins, representante do Irpaa e da Resab, lembrou o quanto as crianças que estudam na zona rural do Semiárido são as mais prejudicadas, não somente com a falta de água como também com a falta de estruturas e de políticas de educação que não reconhecem à realidade da região.

Durante o evento, as/os participantes do encontro fizeram visitas a projetos de educação nas comunidades ruais de São Bento, em Curaçá, e Massaroca, em Juazeiro. Até o final do evento, serão construídos os passos metodológicos para as Oficinas de Educação e Cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos nas Escolas.

Texto e Foto: Comunicação IRPAA
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto Cisternas nas Escolas reúne monitores/as pedagógicos em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005