IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Organizações promovem Intercâmbio entre comunicadores/as populares

Organizações promovem Intercâmbio entre comunicadores/as populares

“Trocando Saberes, Tecendo Redes” foi o tema do I Intercâmbio de Comunicação para Convivência com o Semiárido que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho no Irpaa, em Juazeiro. O evento foi uma solicitação da equipe de Comunicação da Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido - Arcas, que há 20 anos atua na região de Cícero Dantas – BA.

Outras instituições foram convidadas, a exemplo da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi) e Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola – (Efas), enviaram seus comunicadores. O encontro proporcionou a troca de experiências e conhecimento com o objetivo de fortalecer a luta pela Convivência com o Semiárido, desmistificando os preconceitos com esta região.

Antes de abordar a Comunicação, as/os participantes puderam conhecer um pouco sobre o trabalho dos eixos de atuação do Irpaa para em seguida analisar os contextos midiáticos em que o Semiárido vem sendo mostrado ao longo dos anos. Em seguida, a comunicação como direito humano e as estratégias e avanços no âmbito da mesma em prol da consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido foi destaque. O Eixo Comunicação do Irpaa também apresentou como está organizada a comunicação, tomando por base o projeto político da instituição e em sua prática cotidiana.

Para Érica Daiane Costa, Coordenadora do Eixo de Comunicação, o intercâmbio teve resultado positivo. “Só pelo fato da procura da [equipe] Comunicação da Arcas para essa troca de experiências, foi positivo. Ficou evidente o interesse de vocês em contribuir com a Comunicação para a Convivência com o Semiárido, algo que o Irpaa vem apostando ao longo desses 25 anos” destaca.

As/os participantes pautam a importância da comunicação continuada nas instituições, da discussão da comunicação como direito e colocam suas perspectivas de realização de outros intercâmbios. Adriana Sá, comunicadora popular da Arcas, o Intercâmbio é importante para unificar o discurso sobre a Convivência com o Semiárido e o enfrentamento dos preconceitos regionais difundidos pela grande mídia. “Nós saímos com energias renovadas depois de um encontro desses. Nos dá um gás para chegar numa comunidade e ver outras possibilidades de comunicar”, concluiu Adriana.

Além da parte teórica permeada de debate, o encontro abordou também sobre linguagens de notícias para multimeios, com foco na maneira como as informações que as entidades distribuem pelos meios de comunicação, principalmente, rádio e internet, são percebidas por estes canais. A estrutura de produção radiofônica e o formato do Programa Viva bem no Sertão,produzido pelo Irpaa também foi apresentado ao grupo.

O Intercâmbio foi coordenado pelas/os comunicadores/as do Irpaa e faz parte das ações de Comunicação para mobilização social, uma das linhas de atuação do Eixo Comunicação.

Texto construídopelos participantes do Intercâmbio

Edição: Eixo Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Organizações promovem Intercâmbio entre comunicadores/as populares

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005