IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Tecnologia Social de purificação de água é destaque na Fenagro 2016

Tecnologia Social de purificação de água é destaque na Fenagro 2016

Tecnologias criativas de purificação de água são apresentadas durante a 29ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), que aconteceu de 26 de novembro a 4 de dezembro deste ano, no Parque de Exposições de Salvador, tendo como tema “Agropecuária da Bahia: Celeiro de Boas Oportunidades”. A Feira viabilizou oportunidades de negócios e ações de fomento ao setor agropecuário, que foram desde a comercialização de produtos artesanais até leilões de animais.

Durante a Feira, os/as visitantes puderam conhecer tecnologias criativas que ajudam a população a purificar a água para consumo de forma simples e de baixo custo, como o Filtro Caseiro, que purifica a água de contaminantes físicos e químicos, evitando doenças. No filtro, a água é purificada através de materiais encontrados facilmente nas propriedades rurais, como seixo ou cascalho de riacho, areia grossa, areia fina e carvão pisado, sendo dispostos em camadas em um pote de cerâmica. Esta tecnologia foi apresentada na Feira pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), que vem estimulando comunidades rurais a usarem a tecnologia como uma alternativa para tratamento da água para consumo.

Na oportunidade, quem visitou o estande do Irpaa também pode conhecer o que é a proposta de Convivência com Semiáriodo, incluindo a discussão sobre política de água para a região semiárida, visando a captação, armazenamento e utilização de água da chuva, conhecer os materiais didáticos do Irpaa, nos seus diversos eixos, além de degustar os produtos da agricultura familiar do Território Sertão do São Francisco. 

A Fenagro abrigou também a VII Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (Febafes) que é organizada pelo Fórum Baiano de Economia Solidária e executada pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes). Cerca de 150 grupos de produção coletiva, como artesãos e pequenos produtores/as rurais expuseram seus produtos, como biscoitos, cachaças, cerveja, doces, geleias, compotas, artesanato, entre outros.

Ao longo dos 10 dias da Feira também foram realizadas apresentações culturais de grupos do interior do estado e da capital baiana.


Texto e foto: Deivi Santos

Edição: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Tecnologia Social de purificação de água é destaque na Fenagro 2016

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005