IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Participação da Juventude é destaque na construção do plano de desenvolvimento do Pró-Semiárido no Território Arcoíris do Sertão

Participação da Juventude é destaque na construção do plano de desenvolvimento do Pró-Semiárido no Território Arcoíris do Sertão

Durante os dias 18 e 19 de abril, os/as beneficiários/as do projeto Pró-Semiárido das comunidades da Baraúna, Alfavaca e Assentamento São Francisco no Salitre, interior de Juazeiro - BA participaram da construção do plano de desenvolvimento social do território “Arcoíris do Sertão”, nome escolhido pelas três comunidades. A reunião aconteceu na sede da Associação Comunitária de Baraúna, no Salitre.

O plano de desenvolvimento é uma construção coletiva, que envolve a equipe técnica do Irpaa, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR e o território Arcoiris do Sertão. Na sua construção são usadas metodologias participativas, como a Matriz FOFA - linha do tempo da comunidade, com o objetivo de identificar as fraquezas, os problemas e potencialidades do território, considerando os aspectos ambientais, sociais e econômicos para a partir desse diagnóstico definir as metas a serem executadas no território ao longo do projeto.

José Carlos Neri, assessor de desenvolvimento social do Pró-Semiárido, destaca que esse projeto tem como metodologia chamar a comunidade para construir juntos as ações a serem desenvolvida com a família. “Nesse plano de desenvolvimento foi construído todo processo de [acesso a] políticas públicas, das ações sociais... é um plano que vai trabalhando desde a família a questão saúde, educação… Então essa construção coletiva é muito importante para desenvolvimento do território”, afirma José Carlos.

Dentre as metas traçadas no plano de desenvolvimento, estão atividades educativas ligadas a educação ambiental, estimular a criação de hortas coletivas e individuais, fortalecer a atuação das mulheres nas associações comunitárias, promover debate de gênero, desenvolver atividades de revitalização do rio, fortalecer as ações desenvolvida pelo Carrapicho Virtual, grupo de educomunicadores formado por jovens do Vale do Salitre, entre outras ações. As intervenções propostas e construídas tem como missão contribuir com a qualidade de vida dos/as agricultores/as, com base na proposta de Convivência com o Semiárido.

Manuela Ferreira, membro do Carrapicho Virtual, acredita que o Pró-Semiárido vai ter um diferencial, a participação da juventude na sua execução. Ela também acredita que o Carrapicho vai contribuir muito nesse envolvimento dos/as jovens, “esses jovens [Educomunicadores] podem tá divulgando o projeto como um beneficio para as pessoas entenderem o que é e o que vai ser formado nas comunidades, quanto para a comunidade vê que o carrapicho não tá de brincadeira, ele realmente é um projeto que quer levar esse jovem e mostrar para toda comunidade”, afirma Manuela.

Em relação a participação da juventude na construção do plano de desenvolvimento, José Carlos destaca a envolvimento dos/as jovens do território Arcoíres, “aqui foi interessante porque teve uma participação grande de jovens, 80% dos que participaram eram jovens. Em alguns lugares a gente tem dificuldade e aqui não foi só a presença física, mas a participação ativa na discussão e contribuição em relação a construção do plano”, pontua José Carlos.

A agricultora Ledilane da Silva da comunidade Umbuzeiro, tem a expectativa de que o projeto ajude a unir as comunidades do Salitre, além de levar melhorias a partir da acesso a políticas públicas que envolve toda a família. Para o jovem Silvano Nascimento, do assentamento São Francisco, o trabalho de assessoria técnica do projeto vai fortalecer as ações já desenvolvida pelos/as assentados/as, “é primeira vez que o Irpaa entra lá para fazer esse trabalho, nossa expectativa é a melhor possível, é a de potencializar o que à gente já produz, e esse projeto já é diferente porque é construindo junto com a gente”, diz Silvano.

A próxima etapa do projeto no território Arcoíris do Sertão é a elaboração do plano de investimento a partir dos grupos de interesses, e depois as visitas técnicas individuais. O Pró-Semiárido é um projeto executado pelo Irpaa em convênio com o Governo do Estado através da CAR, da Secretaria de Desenvolvimento Rural.  

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Participação da Juventude é destaque na construção do plano de desenvolvimento do Pró-Semiárido no Território Arcoíris do Sertão

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005