IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades rurais de Juazeiro recebem representantes da Missão Fida

Comunidades rurais de Juazeiro recebem representantes da Missão Fida

O Território Rural Raízes do Sertão do Projeto Pró-Semiárido recebeu, hoje (21), representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) que estão na região em Missão de Revisão de Meio-Termo do Projeto Pró-Semiárido. O território rural visitado é formado pelas comunidades de Canoa, Lagoa do Meio, Curral Novo e Cachoeirinha, no interior de Juazeiro.

O Pró-Semiárido é um projeto do Governo do Estado da Bahia, realizado através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Os recursos são oriundos de Acordo de Empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e o Irpaa é a instituição que executa o Projeto nas comunidades visitadas e em outras cidades do Territórios de Identidade Sertão do São Francisco e Piemonte Norte de Itapicuru.

A missão tem como objetivo verificar o que já foi realizado no Pró-Semiárido, construir possíveis acordos de modificações entre o Fida e parceiros e retroalimentar a implementação do Pró-Semiárido em todo o Estado da Bahia. Uma das metodologias utilizadas para realizar essa análise de desempenho são às visitas em campo . “O Fida sempre valoriza muito as visitas às comunidades, que vem acontecendo em campo. A avaliação até agora é muito positiva, já foi possível verificar todo trabalho importante que a Assistência Técnica Contínua – ATC vem fazendo junto às comunidades”, destaca Hardi Vieira, Oficial de Programas do FIDA.

Vieira ainda destaca que o FIDA realiza o diálogo com as instituições e movimentos sociais dos municípios de abrangência do Pró-Semiárido, “é fundamental ter sempre diálogo com os movimentos sociais, então quando a gente faz essas missões, nós não só dialogamos com o Governo do Estado, mas também damos valor especifico para ter uma janela de conversas com as organizações da sociedade Civil”, enfatiza.

Ao longo da visita ao Território Rural Raízes do Sertão, a comitiva conheceu experiências de Convivência com o Semiárido no tocante a produção apropriada, que através da assessoria do Projeto foram iniciadas ou potencializadas junto aos agricultores e agricultoras, a exemplo da criação de galinhas, ensaio agroecológico de produção de forragem, sistema de bioágua e produção de hortaliças.

O agricultor Daniel Nogueira, afirma que o Pró-Semiárido “foi um dos projetos que despertou o maior interesse do produtor, pois ele foi se modelando de acordo com a necessidade do produtor, do agricultor”, avalia. A agricultora Ana Lúcia Silva complementa dizendo que, “o Pró-Semiárido veio para dá o empoderamento para as pessoas, principalmente para a associação”, pontua.

Carlos Henrique Ramos, Coordenador de Desenvolvimento Produtivo e Mercado do Projeto, destaca que o Pró-Semiárido está no caminho de “compor o projeto com todos os ingredientes que a agroecologia e a Convivência com o Semiárido nos trazem(...) e com o envolvimento de todas as famílias que trabalham, através de uma metodologia muito simples, que são as rodas de aprendizagem”, destaca Ramos.

Missão de Revisão de Meio-Termo

A missão de revisão de Meio-Termo começou na última terça-feira (20) e encerra no dia 30 deste mês. Representantes do FIDA formaram três grupos para visitar algumas comunidades das 32 áreas de atuação do projeto nos Território Sertão São Francisco, Território Piemonte da Diamantina e Território Piemonte Norte de Itapicuru. Nas visitas já realizadas, Vieira destaca que já foi possível visualizar avanços na área social, nos planos de investimentos produtivos, “principalmente, no trabalho com gênero, juventude e com o trabalho bastante forte com comunidades quilombolas”, avalia.

Texto e Foto : Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades rurais de Juazeiro recebem representantes da Missão Fida

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005