IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Em Sobradinho, comunidades sofrem com falta d’água ao lado do maior lago da América Latina

Em Sobradinho, comunidades sofrem com falta d’água ao lado do maior lago da América Latina

 Apesar de diversas tecnologias de Convivência com o Semiárido que já vem sendo difundidas no município de Sobradinho (BA), neste período de estiagem tem sido visível a necessidade de ampliar a implantação destas, bem como investir em ações estruturantes que garantam água para a produção agropecuária e para consumo humano nas comunidades rurais.

Durante Sessão Especial realizada na Câmara de Vereadores no último dia 26 com o objetivo de discutir os efeitos desta estiagem do município e apontar ações emergenciais e em longo prazo, caprinovinocultores membros de associações Fundo de Pasto lamentaram a situação, ao tempo em que manifestaram uma grande contradição existente no município. “Não justifica Sobradinho ter o segundo maior lago do mundo e a gente não ter água, isso não justifica não”, desabafou José Neto, da comunidade de São João. Concordando, o presidente da Câmara, Gabriel Gomes Farias, registrou que os governos vem investindo na Transposição do Rio São Francisco, enquanto comunidades a 2 Km do lago sobrevivem com carros pipa.

Morador da área urbana, Luiz Alves, acredita que a forma de resolver os governos sabem, mas falta vontade política, compromisso com o povo, por isso os problemas se repetem há centenas de anos. A voz das famílias que vivem no campo seguem no mesmo tom e reivindicam ações eficientes por parte inclusive do poder público municipal, a exemplo de poços, adutoras e água tratada para consumo humano.

Em Sobradinho, muitas famílias que hoje moram na área das Caatingas viviam à beira do Rio São Francisco e com a construção da Barragem na década de 1970 foram relocadas. Hoje, mais de quarenta anos depois, estas comunidades ainda conviverem com problemas relacionados ao acesso à água, à energia e muitas vezes à terra.

A Sessão Especial foi convocada pelo vereador Adilson Ribeiro e contou com a participação de entidades como Irpaa, Sajuc, Associações rurais e EBDA. Na opinião de alguns participantes é preciso ampliar estes espaços e aproveitá-los para aprovar leis e outros recursos que venham a favorecer a população.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Em Sobradinho, comunidades sofrem com falta d’água ao lado do maior lago da América Latina

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005