IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultoras do Piauí aumentam produtividade e geram renda para suas famílias

Agricultoras do Piauí aumentam produtividade e geram renda para suas famílias

 
Famílias de vários estados do Brasil continuam a produzir alimentos, em sua propriedade, e a gerar renda,  apesar da pandemia do coronavírus, que tem prejudicado, financeiramente, milhares de trabalhadoras e trabalhadores em todo o Brasil. No estado do Piauí, região do Semiárido, mulheres agricultoras vêm se desenvolvendo através do cultivo da terra, com a ajuda do projeto Semiárido Produtivo, que atua desde 2017 em mais de 60 comunidades localizadas em cinco estados brasileiros.

As agricultoras Conceição de Maria Vieira, que mora em Morrinhos, zona rural de Campo
Grande, do Piauí, e Ravena Silva, da comunidade Serra do Campo Grande, foram beneficiadas com galinheiro e chocadeira. Ambas aprenderam bastante com o projeto e melhoraram a produtividade.

“O que mudou, pra mim e minha família, no trabalho diário, foram muitas coisas. Bem como não comprar ração, medicamentos veterinários, e os meios de nossa própria alimentação. A gente está aprendendo maneiras de fazer a ração com o que nós temos na roça. E alimento, a gente se alimenta bastante com as nossas galinhas, com ovo. A minha produtividade melhorou muito. Com a renda, eu compro água. E também já tenho dinheiro pra comprar outra chocadeira, com o provador de ovo”, explica Conceição.

A experiência da agricultora Ravena também tem sido exitosa. “Estou me desenvolvendo
bem. Tenho bastante galinhas [das raças] Caipira e Canela-Preta. É um projeto rico. Quem quiser ter uma rendinha extra, é muito bom. Eu gostei bastante, principalmente dos cursos. Coisas novas que aprendi”, destaca.

No assentamento União, localizado no município de Geminiano (PI), Clenilda Rosa da Silva começou a ser beneficiada pelo Semiárido Produtivo há pouco mais de 01 ano. A agricultora produz hortaliças. Começou com seis canteiros e agora tem 15. “Antes eu trabalhava nas terras dos outros. Hoje, não, hoje eu trabalho na minha terra mesmo. A renda, pra mim, é boa”, afirma.

Para dar continuidade ao acompanhamento das/os agricultoras/es, através do projeto Semiárido Produtivo, os/as assessores/as produtivos precisaram se adaptar a um novo formato de trabalho: o “home office”, como é popularmente chamado, que é o trabalho em casa, e não em um escritório, por exemplo. Essa maneira de trabalho promove o distanciamento social, recomendado pelos principais órgãos de saúde do Brasil e do mundo, no combate ao coronavírus. E os principais aliados, nesse processo, segundo a assessora produtiva no estado do Piauí, Vanessa Neri, têm sido os meios eletrônicos.

“As atividades estão voltadas para estimular os agricultores a continuarem produzindo. Através das redes sociais, de whatsapp, ligação, os agricultores conseguem tirar alguma
dúvida conosco, relacionada à produção, criação ou qualquer outro tipo de manejo. Além
disso, eles também estão participando de algumas lives [transmissões ao vivo]. E diversas reuniões estão acontecendo através do aplicativo Zoom, onde são abordados temas relacionados à criação de galinhas, manejo sanitário, manejo alimentar e diversos outros assuntos”, diz.

O Projeto Semiárido Produtivo é executado pelo Irpaa nos estados do Piauí, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. Com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Texto: Comunicação Irpaa/ Foto: Arquivo das Agricultoras 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultoras do Piauí aumentam produtividade e geram renda para suas famílias

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005