IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Comunidades rurais de Canudos se preparam para produzir ração em mini-fábricas

Comunidades rurais de Canudos se preparam para produzir ração em mini-fábricas

As comunidades de Malhada da Aroeira e Caipam, no município de Canudos, são algumas das comunidades contempladas com a construção das mini-fábricas de ração através de iniciativa do Irpaa, com o financiamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA.

A produção da ração dentro da própria comunidade reduz os gastos com a alimentação animal, principalmente nos períodos mais secos do ano onde o pasto é escasso. A iniciativa visa eliminar prejuízos para criadores/as, bem como valoriza a caatinga e a vegetação que pode ser facilmente adaptada à região, viabilizando o fortalecimento da pecuária de pequeno porte.

Para a técnica e colaboradora do Irpaa, Maria da Paixão, este projeto vem a reforçar o trabalho de ATER, tanto reivindicado pelos próprios agricultores e agricultoras familiares e se destaca pela sua ação prática. “É de extrema importância para as comunidades e para a preservação da caatinga, pois com fabricação da própria ração os pequenos produtores podem reduzir o super pastoreio da caatinga e aumentar o rebanho, além de poder fazer o melhoramento genético de seus animais sem prejuízos e também mostrar que viver e criar bem, de forma sustentável e ecologicamente correta é possível mesmo no período da seca”, avalia Paixão.

Na visão do representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canudos, Laecio Malaquias, o projeto vai proporcionar aos moradores guardarem ração para que não venham a sofrer no período de estiagem. E mais que isso: “vai fortalecer as associações e também a agricultura familiar”, destacou.


Escolha das comunidades


As comunidades beneficiadas foram indicadas pelos colaboradores do Irpaa e entidades do município (associações, sindicato de trabalhadores rurais), após conhecerem o projeto e o grupo ter avaliado onde esta ação poderia ser desenvolvida da melhor forma, com maiores ganhos para as famílias. Estas comunidades já vem sendo acompanhadas pelos serviços de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER desenvolvido pelo Irpaa, que possibilita formações a partir de visitas da equipe técnica da instituição, cursos e capacitações nas próprias comunidades.

Segundo Laecio Malaquias, levou-se em conta o nível de organização de cada comunidade, a participação das associações comunitárias e também a disponibilidade em abundância da matéria-prima para a produção da ração, além de considerar também o índice da criação de animais.

Ao todo serão construídas 15 Mini-Fábricas de ração distribuídas nos municípios de Sento Sé, Sobradinho, Curaçá, Canudos, Uauá, Casa Nova e Juazeiro, no Território Sertão do São Francisco – Bahia.
 

Leia também:

Comunidades do sertão da Bahia vão ter Projetos de Criação de galinhas e Mini-Fábrica de ração


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades rurais de Canudos se preparam para produzir ração em mini-fábricas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005