IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária aconteceu de forma virtual em 2020

11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária aconteceu de forma virtual em 2020

Aconteceu de 5 e 13 de dezembro desse ano a 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária - Febafes. A feira, que já é uma tradição no calendário dos produtores/s familiares, foi realizada totalmente on-line e 100% gratuita por conta da pandemia  causada pelo Covid-19.

A programação da feira contou com debates, palestras, oficinas e workshops sobre os mais diversos assuntos: gênero, agricultura orgânica, associativismo e cooperativismo, assessoria técnica, apicultura e meliponicultura, sementes crioulas, educação do campo, extensão rural, Convivência com o Semiárido e tantas outras temáticas ligadas ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. O evento também foi incrementado com uma programação recheada de apresentações culturais, lançamentos de produtos da agricultura familiar e a Cozinha Show, que trouxe amostras da diversidade culinária da Bahia, evidenciando os saberes e sabores existentes no estado.

Na feira também ocorreu o Balcão Tecnológico e o Simpósio Baiano de Experiências e Pesquisas em Agricultura Familiar, onde foram apresentadas as iniciativas, projetos, trabalhos científicos nas áreas de Desenvolvimento Rural e temas afins, apontando quais caminhos são possíveis na pesquisa, extensão e inovação no campo.

Para André Luiz Pereira, colaborador do Irpaa e que participou de um dos eventos na feira, o a realização deste evento neste ano é de extrema importância política e pedagógica pela ampla variedade de debates, tratando desde a produção até o manejo, passando pela comercialização, beneficiamento entre outras. “Essa iniciativa da Febafes traz a oportunidade de continuar trazendo informações para o agricultor e agricultora familiar do nosso estado”, aponta André.

Tanto André Luiz, como José Moacir dos Santos, também colaborador do Irpaa e atual presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-BA), participaram na sexta-feira, (11) do webinário de tema “Caatinga Forte”. Neste evento, foi discutido sobre o Plano Estadual de Convivência com o Semiárido, sua estratégia e ações governamentais, as ações previstas no plano de Segurança Alimentar e Nutricional do semiárido, além do potencial dos rebanhos, sistemas produtivos e o manejo animal na Caatinga. “O Consea fará uma apresentação do primeiro plano de segurança alimentar com foco na Caatinga. Este plano que começou em 2015 e terminou em 2019, e que avaliação o Consea tem sobre ele”, destaca Moacir sobre a participação na atividade.

Outra participação na feira foi da agricultora Maria Silvani Gonçalves dos Santos, da comunidade Seriema, município de Juazeiro, que no dia (10) quinta feira, apresentou sua experiência numa roda de aprendizagem abordando o Protagonismo das Mulheres Agricultoras na utilização das Cadernetas Agroecológicas no projeto Pró-Semiárido. “Essa caderneta foi uma ferramenta que caiu nas nossas mãos foi muito importante porque ela nos deu muita visibilidade ao nosso trabalho. A gente planta, a gente cria (…) E com a caderneta a gente passou a ter noção da importância do nosso trabalho”, destaca Silvani. Ela conta que o trabalho com a caderneta tem sido muito importante pois tem mostrado a importância econômica do trabalho que é realizado dentro das unidades produtivas familiares, e de como a participação da mulher na dinâmica produtiva do trabalho é essencial, e em números, muito significativo.

A Febafes é uma realização do governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Turismo, além da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes) e a ESCOAF.

 

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Divulgação
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária aconteceu de forma virtual em 2020

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005