IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mesmo em período de estiagem, Cacimba do Silva afirma experiência positiva com caprinovinocultura

Mesmo em período de estiagem, Cacimba do Silva afirma experiência positiva com caprinovinocultura

A Comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga em Juazeiro, está demonstrando que através das práticas de Convivência com o Semiárido é possível, mesmo em período de estiagem, produzir e criar animais adaptados à região. Neste último final de semana, a comunidade realizou a II Feira de Caprinos e Ovinos, organizada pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva em parceria com a prefeitura de Juazeiro.

O Evento contou com exposição de animais, palestras, mesa redonda, com o tema “A importância da Caprinocultura leiteira para os pequenos produtores no Semiárido brasileiro”, estandes das instituições da EBDA, Univasf e apresentação cultural. Segundo Márcio Irivan Passos, criador de caprinos e ovinos e membro da organização da Feira, o evento permite envolver a comunidade na cadeia produtiva e auxiliar no desenvolvimento do Semiárido. Também permite a geração de renda para os criadores de animais. “A renda da comunidade é na caprinovinocultura e criação de quintal, principalmente na área do leite”, comentou.

Para a criadora de caprinos e ovinos, Maíra Oliveira, da comunidade de Craibeira, a Feira permite troca de experiências entre as/os criadores da região, além de fortalecer a cadeia produtiva da caprinovinocultura e fala da relevância de promover eventos como esses no período de estiagem: “a gente vive de caprinos e ovinos, nossa realidade é essa, a gente sabe que a seca faz parte do sistema, por que esconder isso no momento de estiagem, a comunidade Cacimba do Silva é exemplo de organização e coragem, por está levando e demostrando o que tem dentro da comunidade e dando a oportunidade de outras pessoas tá demostrando o que tem”, afirma a criadora.

Maíra ressalta a importância de o Estado ter políticas públicas para beneficiar a criação de caprinos e ovinos, entre essas políticas, a de acesso à água segura nas propriedades. Dessa forma, segundo Maíra, “a influência do efeito climático seria menor, a gente sabe que não tem como combater a seca, ela faz parte do sistema do clima”. Ela também se diz convencida de que o desenvolvimento da região tem que ser através da Caprinovinocultura.

Durante a programação, houve também atividade prática realizada pela veterinária Márcia Araújo, professora da Univasf, acompanhada de estudantes do curso de Zootecnia. Ao examinar os animais da exposição, a professora diz está surpresa em encontrar animais saudáveis. Márcia fala que o curso de Zootecnia da instituição “tem uma particularidade de estudar nutrição animal baseado nas plantas da região e estudos das raças que estão adaptados para serem criados na Caatinga”.

Na feira foi possível ver a diversidade de raças de caprinos e ovinos vindos de lugares como Curaçá, Goiás, Barra Bonita, Juazeiro, Senhor do Bonfim, entre outras.

A Caprinovinocultura e a Caatinga

A experiência na criação de caprinos e ovinos permite a Maíra falar que a escolha da raça influencia para ter animais produtivos mesmo no período de estiagem, e que a raça mestiça é umas das mais adequadas para região semiárida. “Ela (raça) tem uma produtividade e rusticidade, então você consegue ter um manejo e produtividade boa”. Ela ressalta que o criador precisa ter cuidados no manejo nutricional e na sanidade dos animais, para ter uma criação saudável.

Para Maíra, além desses cuidados, o criador precisa avaliar a quantidade de terra disponível para colocar os caprinos e ovinos, para evitar a aglomeração de animais na Caantiga e de restaurar e conservar os plantios de pau ferro, favela, pé de juazeiro e demais plantas nativas da Caantiga que auxiliam na nutrição das cabras e ovelhas. Práticas que, segundo ela, são realizadas em sua comunidade.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mesmo em período de estiagem, Cacimba do Silva afirma experiência positiva com caprinovinocultura

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005