IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Novo Projeto de ATER reúne agricultores e agricultoras em seminário de planejamento

Novo Projeto de ATER reúne agricultores e agricultoras em seminário de planejamento

 

Durante os dias 16 e 17 de maio, 120 agricultores e agricultoras familiares de diversas comunidades dos municípios de Casa Nova e Sento Sé participaram do Seminário de apresentação do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural - ATER, que está sendo implementado pelo Irpaa em sete municípios do Território Sertão do São Francisco, na Bahia.

O objetivo do evento, que aconteceu no Centro de Formação da Diocese de Juazeiro, em Carnaíba do Sertão, era também realizar o planejamento participativo das ações do projeto em cada região. Para isso foi utilizada a metodologia do trabalho de grupo, onde as comunidades, inicialmente, apresentaram os principais problemas e os mesmos geraram temas a serem trabalhados pela equipe técnica do projeto.
 
Má condições das estradas, dificuldade de comunicação, necessidade de regularização fundiária e incentivo para a produção foram alguns dos problemas apontados pelos grupos que também listaram prioridades de temas e ações a serem consideradas no planejamento das atividades a serem executadas pelo Irpaa em parceria com a comunidade.
 
Para o agricultor João Antônio de Barros, da comunidade de Lajes, em Sento Sé, o projeto irá ampliar o trabalho que já é feito na comunidade, sobretudo com o beneficiamento do umbu. S. João diz que espera que o projeto ajude a comunidade a regularizar a associação, a pensar formas de garantir comercialização da produção e que contribua com a melhoria da educação, prioridades apontadas pela comunidade durante o trabalho de grupo.
 
O trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural já é realizado pelo Irpaa desde sua fundação, há mais de 20 anos, e agora chega a um número maior de comunidades de área de sequeiro, onde a agricultura familiar e a pecuária de pequeno porte são as principais fontes de renda das 2.400 famílias atendidas pelo novo projeto de ATER, que conta com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 
Espaço também de formação e mobilização social

 
Muitos jovens participaram do planejamento, colaborando na discussão acerca das necessidades de suas comunidades e despertando para a importância de contribuir com o processo de organização das mesmas, como afirma Marlucia Santos Andrade, da comunidade de Santa Eugência, zona rural de Casa Nova. “Eu via as coisas acontecendo na comunidade, mas não me importava, agora com o que aprendi aqui posso ajudar mais”, adianta a jovem que afirma ter aprendido muito sobre as diversas formas de Conviver com o Semiárido.
 
No encerramento das atividades, uma apresentação teatral da Associação Artes Cênicas de Sobradinho deixou para as/os participantes do seminário a mensagem da viabilidade da Convivência com o Semiárido, abordando temas como produção apropriada ao clima, educação contextualizada, manejo da produção, entre outros temas.
 
O próximo seminário irá acontecer nos dias 01 e 02 de junho, também em Carnaíba, e irá reunir técnicos/as e produtores/as dos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Curaçá, Canudos e Uauá com a mesma finalidade de planejar, de forma participativa, as ações do projeto ATER nas comunidades mapeadas em cada um destes municípios.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Novo Projeto de ATER reúne agricultores e agricultoras em seminário de planejamento

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005