IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Apresentação do Semiárido Show reúne imprensa e representantes da organização do evento

Apresentação do Semiárido Show reúne imprensa e representantes da organização do evento

SemiáridoShow 2013 foi apresentado para imprensa na noite desta quinta-feira (03.10), no restaurante Fulô do Sertão, em Petrolina – PE. Os/as presentes conheceram qual a proposta, a estrutura, a programação, , quem são os patrocinadores e osrealizadores do evento, entre outras informações da edição da Feira deste ano. Na oportunidade foi lançado o web site do SemiáridoShow e a programação oficial do evento que acontecerá durante dos dias 29 de outubro a 1º de novembro deste ano.

Na ocasião, estiveram presentes o Chefe Geral da Embrapa, Natoniel Franklin de Melo, e o Coordenador Geral do Irpaa, Ademilson da Rocha (Tiziu). Natoniel de Melo falou sobre a importância do uso das mais de cem tecnologias para a produção da agricultura de sequeiro, “nós temos tecnologias de mais de quinze centros da Embrapa no semiárido brasileiro, a idéia é de colocar essas tecnologias a disposição dos produtores que vivem nas regiões secas do nordeste do Brasil, a gente pode colocar isso por que a maioria do semiárido brasileiro depende de chuva ou água subterrânea pra fazer a sua produção (...)”, informou.

Ainda de acordo com Natoniel, a edição deste ano do SemiáridoShow traz um uma oportunidade de convidar governos a discutir políticas públicas de Convivência com o Semiárido com representantes da sociedade civil, numa perspectiva de ações estruturantes para a região semiárida. “Ao longo prazo a gente deve 

Chefe Geral da Embrapa

pensar em como estruturar a propriedade [dos/as agricultores/as familiares], como ter variedades melhor adaptadas, uma infra-instrutora hibrida, os agricultores capacitados, então isso é o que a gente deve pensar para algo duradouro e é isso que nós vamos disponibilizar no evento”, afirma Franklin.

O coordenador geral do Irpaa ressaltou a importância do acesso as tecnologias para a inclusão produtiva dos/as agricultures/as familiares. Ademilson da Rocha ainda ressaltou a evolução que o povo desta região tem vivenciado, em comparação com as longas estiagens dos anos anteriores. “Existem comunidades que já passaram por situações críticas e que agora aproveitam suas potencialidades, já demos um grande salto, hoje não se vê milhares de pessoas morrendo por causa da seca nem saindo da região para viver em outro lugar”, destacou.

Tiziu destacou ainda como o evento é uma possibilidade de ampliar a visão positiva do Semiáridoshow, “assim vamos ter um Semiárido com muito mais alegria, com muito mais acessibilidade e possibilidades de mudar para melhor e a imprensa precisa divulgar mais essas experiências e mostrar esse lado do nosso semiárido”, destacou.

Para acolaboradora do Blog ‘Ciência no Vale’, Raiane Sousa, o evento é importante para que os comunicadores da região se apropriem do tema e para abordá-lo de forma positiva. Ela também destacou que a realização do Semiárido Show é importante para derrubar o estereótipo de um uma região inviável. “A gente precisa parar com essa história de combate à seca e tentar entender que é possível conviver com o Semiárido, cheio de potencialidades, de riquezas e de muita coisa boa para se mostrar”, afirmou.

SemiáridoShow 2013
Durante os quatro dias do SemiáridoShow, que acontecerá na Embrapa Produtos e Mercados, serão realizadas, palestras, minicursos, seminários, exposições, demonstrações de campo de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, Irpaa, entre outras instituições. O tema deste ano traz elementos essenciais para a convivência com o Semiárido: “Terra, Água e Tecnologias para a produção de alimentos”. Além disso, acontecerá a 2ª Feira da Economia Solidária, onde serão expostos os artigos provenientes da produção da agricultura familiar, desde alimentos, artesanato e as próprias ferramentas tecnológicas usadas pelos produtores.

O evento, que acontece a cada dois anos na cidade de Petrolina (PE), é realizado pela Embrapa e Irpaa. A feira será apoiada por diversas empresas e instituições do setor privado e não governamentais, além de órgãos dos governos municipais, estaduais e federal.
A entrada é gratuita.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Apresentação do Semiárido Show reúne imprensa e representantes da organização do evento

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005