IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Projeto Bem Diverso realizará ações de avaliação do Recaatingamento e formação em comunicação

Projeto Bem Diverso realizará ações de avaliação do Recaatingamento e formação em comunicação

Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto do Território Sertão do São Francisco – TSSF terão mais uma ação que visa a preservação da Caatinga. O recém-iniciado Projeto Bem Diverso visa avaliar as ações desenvolvidas pelo Irpaa através do Projeto Recaatingamento, além de realizar formações em comunicação para jovens de comunidades rurais e estabelecer novas propostas de recaatingamento, com base também na experiência de agricultoras/es.

O Bem Diverso, que é uma parceria entre o Irpaa, PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, teve início com um encontro de planejamento, realizado no Centro de Formação do Dom José Rodrigues, no dia 18 de junho.

Dona Marli Alves, da comunidade Pedrinhas I, em Remanso, foi uma das participantes da atividade de planejamento. Ela conta que o Recaatingamento “foi uma mudança total. Além de mexer com o ‘velho’, mexeu com o próprio jovem… Foi um incentivo não só para o recaatingamento, mas para o jovem acordar, ver que no Semiárido, na comunidade, dava para ele viver também”, argumenta.

Fruto da ação de recaatingamento desenvolvida nas comunidades desde 2009, o Projeto Bem Diverso prevê formações e a avaliação dos resultados das ações recaatingueiras. Uma das novidades no projeto será a observação da fauna em áreas recaatingadas. “Observar se a fauna está utilizando essas áreas de recaatingamento, seja como refúgio, seja como passagem e se de fato o recaatingamento está cumprindo o seu papel ecológico”, esse será, segundo a professora Rebeca Barreto, o papel da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco, que também é parceira no Bem Diverso.

O Analista da Área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Semiárido, Fabrício Bianchini, entende que a forma como as comunidades de Fundo de Pasto utilizam a Caatinga, “como pastoreio livre dos animais, já vem conservando a Caatinga em pé”. Porém, ele chama atenção para a necessidade de regeneração da flora, dando destaque à importância que tem o recaatingamento para a renovação das plantas.

Formação em comunicação

A jovem Lairlane Oliveira, da comunidade Bom Sucesso, em Sobradinho, é uma das pessoas que participará das formações em comunicação, proporcionadas pelo Bem Diverso. Ela acredita que o aprendizado pode ajudar a “compreender melhor como divulgar as atividades realizadas na comunidade”.

Karine Pereira, Coordenadora do Projeto Bem Diverso no Irpaa, afirma que a comunicação será utilizada como estratégia. “A gente pensou em utilizar a comunicação como estratégia, envolver esses jovens num processo formativo e a partir disso pensar a formação de uma rede de comunicadores populares do TSSF, de origem de comunidades rurais, principalmente as comunidades recaatingueiras”, conta Karine Pereira.

A maioria das formações em comunicação acontecerão de forma itinerante, nas comunidades de onde vem as/os jovens, que também participarão de um intercâmbio de experiências na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda - CE.

Texto e Foto: Comunicação do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto Bem Diverso realizará ações de avaliação do Recaatingamento e formação em comunicação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005