IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida será lançada em Juazeiro

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida será lançada em Juazeiro

Por que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo? Existem alternativas ao modelo agrícola baseado no uso de agrovenenos nas lavouras do Vale do São Francisco? Até quando teremos de engolir, diluídos nos alimentos, 5 litros de veneno por ano? Questionamentos como esses impulsionam mais de 20 entidades locais – movimentos sociais, associações, entidades estudantis e organizações não-governamentais – a lançar a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, na próxima sexta-feira (29), às 9h30, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro.

A iniciativa pretende fortalecer a atuação do Comitê Regional da Campanha, ampliando o debate sobre os impactos dos venenos na saúde dos/as trabalhadores e trabalhadoras, das comunidades rurais e consumidores/as, além de denunciar a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos. “O uso dos venenos nas lavouras aqui no Vale do São Francisco se tornou uma prática comum, mas está ficando insustentável pela resistência das ‘pragas’. Na fruticultura, cada vez mais se aumenta a dosagem dos venenos. E, quanto mais veneno se aplica, mais aparecem doenças e óbitos sem explicação das causas”, afirma Jozelita Tavares, Coordenadora Regional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola, mais de um milhão de toneladas (o equivalente a mais de 1 bilhão de litros) de venenos foram jogadas nas lavouras em 2009, consagrando o Brasil com o vergonhoso título de campeão mundial no consumo de agrotóxicos. Essa tendência acompanha o avanço do agronegócio, um modelo de produção agrícola que concentra terra e utiliza grande quantidade de venenos para garantir a produção em escala industrial.

A campanha anuncia a possibilidade de construção de um modelo agrícola diferente, baseado na agricultura camponesa e agroecológica. Segundo Cléber Folgado, coordenador nacional da Campanha, “produzir alimentos saudáveis com base em princípios agroecológicos, em pequenas propriedades, com respeito à natureza e aos trabalhadores é a única forma de acabar com a fome e de garantir qualidade de vida para as atuais e futuras gerações, rompendo com o modelo que concentra riquezas, expulsa a população do campo e produz pobreza e envenenamento”.

Além das falas de representantes das entidades locais que compõem o Comitê, o lançamento será mediado pelas intervenções de Cléber Folgado, da secretaria operativa nacional, e Domingos Rocha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Agrícolas, Agroindustriais e Agropecuárias dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho e Sento Sé (SINTAGRO).

Por Luís Osete - Rede Educomunicadores Populares da Bacia do São Francisco.

Lançamento da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Quando?
Sexta-feira, dia 29 de julho de 2011, a partir das 9h30.

Onde?
Sala 28 da Univasf, Campus Juazeiro.

Quem realiza?
Entidades locais – movimentos sociais, associações, entidades estudantis e organizações não-governamentais.

Maiores informações:
Sarah Fonseca – 87 8818 5680 (DCE Univasf)
Jozelita Tavares - 87 9621 6667 (MPA)
Aristóteles Cardona – 87 8847 9194 (Consulta Popular)
Florisvaldo – 87 9932 2318 (MST)

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida será lançada em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005