IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Persistência e políticas públicas adequadas ao Semiárido viabilizam conquistas para agricultoras/es de Juazeiro

Persistência e políticas públicas adequadas ao Semiárido viabilizam conquistas para agricultoras/es de Juazeiro

A satisfação e o entusiasmo expressos nos sorrisos das/dos criadoras/es de galinha da comunidade Canoa, no Distrito de Massaroca, em Juazeiro, talvez escondam um passado recente, cheio de incertezas e muita luta para viabilizar a criação de aves.

Em meados de 2009, a comunidade recebeu com receio um projeto de criação de galinhas, que garantiu a implantação de quatro galinheiros na comunidade, ração para seis meses e formação. “No início foi difícil achar quem quisesse o galinheiro”, recorda Gilmar Lino, um dos primeiros criadores. Era difícil convencer criadoras/es de caprinos e ovinos a dedicar parte de seu tempo à criação comercial de aves, algo que só acontecia para o consumo da família. Mesmo com dificuldade, Gilmar e a equipe do Irpaa convenceram algumas pessoas a experimentar a novidade.

Não demorou muito e surgiram os primeiros desafios. O tempo de retorno do investimento, a dificuldade de encontrar mercados, a inexperiência com criação de aves e a variação no preço dos ovos fez com que todas/os, com exceção a Gilmar, desistissem do negócio. “Uns foram desistindo, eu que fiquei criando e com dificuldade de vender os ovos [principalmente pela falta do selo de inspeção] e fui insistindo, insistindo, depois fui achando mais espaço para vender, procurando outros mercados”, conta Gilmar, que também investiu na reprodução das aves para vendê-las ainda pequenas e assim aumentar a renda.

Aos poucos a insistência de Gilmar foi contagiando outras pessoas na comunidade. “A gente viu que o que ele produzia estava conseguindo escoar, mesmo com dificuldade estava conseguindo vender… Gilmar nunca desistiu de criar e a gente viu que estava dando certo, voltamos a criar e hoje eu já estou com uma produção boa”, revela a jovem Delma dos Santos, que hoje exibe com orgulho o plantel criado no quintal de casa. Delma diz que o recomeço foi difícil, pois teve que voltar ao ponto zero, mas destaca o incentivo dos projetos executados na comunidade como algo que ajudou a superar as dificuldades.

Clérison Belém, colaborador do Irpaa, complementa a fala de Delma ao dizer que um dos fatores que contribuiu para os resultados alcançados foi justamente a assessoria técnica continuada. “Ao finalizar um projeto foi iniciado outro. Isso contribuiu porque um projeto foi dialogando com outro, dando continuidade”, explica Clérison. Segundo ele, desde 2010 a comunidade recebe acompanhamento do Irpaa, através de projetos financiados pelos governos estadual e federal, viabilizando além da assessoria técnica, o acesso à água para a produção, construção do entreposto de ovos, compra de equipamentos, elaboração plano de negócios e peças visuais, como folder e rótulos.

O desenvolvimento da criação de galinhas na comunidade envolveu diversas políticas públicas, pessoas e organizações. Mona Mirela, colaboradora do Irpaa, destaca o envolvimento da comunidade Canoa, Comitê das Associações Agropecuárias de Massaroca - CAAM, Coofama - Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região e mais recentemente da Prefeitura, que através da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - Adeap está viabilizando a implantação Serviço de Inspeção Municipal - SIM, que deverá certificar empreendimentos da agricultura familiar para que possam comercializar seus produtos no município de Juazeiro com maior segurança. Para Mona Mirela o SIM foi “conquistado com muita luta e dedicação”.

O secretário da Adeap, Tiano Félix, diz que “o SIM representa um avanço muito grande na produção da agricultura familiar” e que é “um sonho antigo da comunidade sendo realizado”. A ideia, segundo Tiano, é que “os produtos animal e vegetal possam chegar ao mercado de forma certificada, garantindo sanidade e qualidade”, possibilitando o acesso a mercados até agora inacessíveis. O criador Gilmar Lino acredita que “depois do selo vai ser mais fácil trabalhar, porque a gente não vai trabalhar escondido, como fazia antigamente, que ia para Juazeiro com medo de ser pego”, evidencia Gilmar, que por muitas vezes teve medo de ter a mercadoria apreendida pela vigilância sanitária pelo fato de não ter selo de inspeção para seus produtos, o qual o município ainda não havia criado.

O Entreposto de Ovos de Canoa será o primeiro empreendimento a receber SIM no município de Juazeiro. “Vai facilitar o escoamento da produção e vai ser mais fácil você procurar mercado”, projeta Gilmar. A estrutura do empreendimento dá condições para que a comunidade Canoa receba a produção de comunidades vizinhas, o que deve estimular a criação de aves na região.

O evento de lançamento do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, acontecerá próxima sexta-feira (22), às 16 horas, na comunidade Canoa, onde devem estar presentes agricultoras/es familiares da região, representantes de supermercados, organizações da sociedade civil e poder público municipal e estadual.

Texto: Comunicação do Irpaa
Fotos: Imburana Tec e Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Persistência e políticas públicas adequadas ao Semiárido viabilizam conquistas para agricultoras/es de Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005