IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidade tradicionais de Fundo de Pasto são animadas a se autoidentificarem

Comunidade tradicionais de Fundo de Pasto são animadas a se autoidentificarem

Durante os dias 20 a 22 deste mês, no município de Sento Sé (BA), a equipe do Irpaa realizou uma mobilização com o intuito de sensibilizar comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto a se auto identificarem.

Essa atividade teve como objetivo informar as comunidades sobre a autoidentificação das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, a importância da certificação, regularização dos territórios tradicionais e o prazo de 31 de dezembro de 2018 que foi estabelecido pela Lei 12.910/2013 para que as comunidades possam solicitar a certificação à Secretaria de Promoção e Igualdade Racial (Sepromi).

A preocupação do Irpaa é animar as comunidades para que as mesmas possam está se organizando e se fortalecendo cada vez mais, na defesa de suas terras e território. A partir das reuniões, algumas comunidades já deixaram encaminhado o preenchimento dos formulários.

Ao final de cada atividade, foram feitas avaliações e segundo o senhor Benedito do Nascimento, da comunidade de Tanque, essa certificação vai ajudar fortalecer ainda mais a comunidade na defesa das áreas coletivas que é a garantia da principal fonte de renda na comunidade, que é a criação dos animais.

Na comunidade de Brejo da Brásida, a senhora Elizângela de Nascimento, destaca que a certificação dá uma maior visibilidade perante o Estado, de modo que possa garantir políticas públicas que contribua para a qualidade de vida das comunidades na região.

Essas atividades foram realizadas nas comunidades de Junco, Coxo, Brejo da Brásida, Tanque, Limoeiro da Batateira e Riacho Grande, todas as comunidades acompanhadas pelo Irpaa.

Em todo Território Sertão do São Francisco, além do Irpaa, outras entidades de apoio tem efetivado o processo de Busca Ativa, na tentativa de levar essas informações às comunidades Fundo de Pasto e assim garantir que o maior número possível de comunidades tenham conhecimento dessa Lei/Prazo e assim possam se auto reconhecer e seguir os devidos procedimentos para que a terra coletiva da comunidade não venha ser de posse ao Estado após o prazo limite que é o final deste ano.

Texto e fotos: Eixo Terra


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidade tradicionais de Fundo de Pasto são animadas a se autoidentificarem

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005