IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Adolescentes e Jovens do Salitre participam de mais uma oficina de Comunicação Comunitária

Adolescentes e Jovens do Salitre participam de mais uma oficina de Comunicação Comunitária

Pauta, notícia, reportagem, entrevistas, formatos do texto jornalístico, produção de vídeos para as redes sociais, debate sobre o direito à comunicação e outras informações foram trabalhadas com cerca de 20 adolescentes e jovens de diversas comunidades da região do Salitre, Juazeiro – BA, que integram o grupo de comunicação comunitária denominado de “Carrapicho Virtual”. A formação aconteceu nos dias 24 e 25 de janeiro, no Centro de Formação Dom José Rodrigues e contou com a contribuição do Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada). Esta é mais uma de diversas formações que o grupo tem participado desde a sua fundação (há quase um ano).

Para a adolescente Manuela Conceição, 14 anos, a oficina é uma oportunidade de aprimorar ainda mais conhecimentos que vem adquirindo desde que participou dos primeiros encontros do projeto Carrapicho Virtual, “principalmente nesta área que a gente tá de educomunicação, levando jornalismo para as comunidades, falando sobre as causas sociais e as virtudes que pode ter na nossa comunidade”, avalia a adolescente. Sobre a sua participação no grupo de Comunicação, ela afirma que só tem contribuído para fortalecer ainda mais o seu vínculo com a comunidade, que vem se ampliando com o jornalismo comunitário exercido junto com as/os demais jovens.

Durante a formação os/as participantes também colocaram em prática muitas técnicas discutidas durante o curso, como a produção de vídeos, desde a definição da pauta até a captação e edição do material, levando em conta os princípios de não ferir os direitos humanos e nem a liberdade de expressão. Outro momento do encontro contou com a contribuição do psicólogo Alexandre Barreto, que debateu as relações interpessoais e a solução de conflitos, situações comuns entre pessoas do mesmo grupo.

A idealizadora do projeto, a jornalista Érica Daiane Costa, que também é colaboradora do Irpaa, explica que o encontro foi pensado para proporcionar aos jovens acesso a outros ambientes de formação, além de vivenciar realidades fora do Salitre, ao mesmo tempo em que se debruçam sobre a temática central do projeto que é a educomunicação. Sobre o Projeto, ela informa que a ação surge no intuito de provocar a juventude do Salitre “a se envolver com as questões sociais da região e ser protagonista de suas realidades, tomando por base a educomunicação, uma área do conhecimento que tem se mostrado capaz de contribuir com a emancipação dos sujeitos e transformação da sociedade”.

Na programação do encontro houve ainda um momento de integração com as/os estudantes da República do Irpaa, o que foi marcado pela troca de informações acerca das duas iniciativas voltadas para a juventude e pela exibição do filme “Uma aventura no Semiárido”, produzido pelo Irpaa.

O projeto

Desde o início da sua formação, o grupo Carrapicho Virtual vem integrando adolescentes e jovens de algumas comunidades da região do Salitre na discussão do direito à comunicação e a comunicação comunitária, ao passo que aprimoram o uso de técnicas de produção de notícias (texto, foto e vídeos). Os assuntos reportados pelo grupo são sempre acontecimentos das comunidades e temas de relevância social, sendo as informações produzidas divulgadas na internet, cujo canal de comunicação principal é uma página na rede social facebook. Para Manuela, o projeto tem contribuído para que outros/as jovens exerçam habilidades e se integrem num coletivo que busca ser protagonista da própria história, “é a hora da gente ter a nossa fala e as pessoas ouvirem o que a gente tem para mostrar”, explica a participante do grupo”, conclui.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Adolescentes e Jovens do Salitre participam de mais uma oficina de Comunicação Comunitária

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005