IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Núcleo de pesquisa do campus III discute a relação cultura e natureza no semiárido

Núcleo de pesquisa do campus III discute a relação cultura e natureza no semiárido


O Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, por meio do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), realizará no próximo dia 25 de outubro o V Ciclo de Estudos do NEPEC, um momento de apresentação das pesquisas dos membros do núcleo e convidados.

Nessa quinta edição, será realizada a conferência A Educação na Perspectiva de Heidegger: As correlações com a circum-mundaneidade da convivência com Semiárido Brasileiro, com o filósofo João Gelson Tesser, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o lançamento do livro Natureza, Território e Convivência: Novas Territorialidades no Semiárido Brasileiro, da geógrafa Luzineide Dourado Carvalho, coordenadora do NEPEC.

O evento será realizado a partir das 18 horas e é aberto à comunidade acadêmica e demais interessados na temática da educação contextualizada no semiárido brasileiro.

Sobre o livro

A obra é resultado de um mapeamento realizado no Território do Sertão do São Francisco, entre os anos de 2007 e 2010, como pesquisa de tese de doutorado.

O livro trata das questões socioambientais, geográficas e da produção dos territórios de vida, trabalho e cultura no semiárido brasileiro.

De acordo com Luzineide Carvalho, a pesquisa apresenta diferentes bandeiras de lutas sociais pela água, terra, educação e outras demandas ocorridas no semiárido. “Por meio da democratização do uso e acesso à água, regulamentação da posse da terra e do uso sustentável da biodiversidade e agrobiodiversidade da caatinga foi possível uma reapropriação social da natureza”, informa a professora.

A autora

Luzineide Dourado Carvalho é graduada em geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutora em geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Atua principalmente com ensino de geografia; educação e gestão socioambiental; educação contextualizada para a convivência com o semiárido; consultoria a projetos sócio-produtivos e ambientais para organizações governamentais, não governamentais e comunitárias na perspectiva da convivência com o semiárido brasileiro.

Programação:

18h00: Conferência “A Educação na Perspectiva de Heidegger: As correlações com a Circum-mundaneidade da convivência com Semiárido Brasileiro”.

20h00: Lançamento do livro “Natureza, Território e Convivência: Novas Territorialidades no Semiárido Brasileiro”.

Disponível em anoticiadovale.com


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Núcleo de pesquisa do campus III discute a relação cultura e natureza no semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005