IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Participação feminina é destaque na produção de Feno em Uauá - BA

Participação feminina é destaque na produção de Feno em Uauá - BA

Nove mulheres da Comunidade Rural de Cocobocó em Uauá-BA produziram juntas uma média de 400 kg de feno durante um dia de campo com o tema Produção de Forragem com plantas da caatinga. O encontro foi uma iniciativa do Irpaa através do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural - Ater Estadual. Em reconhecimento ao feito, as produtoras rurais foram presenteadas com brindes como sementes, camisetas e bonés durante uma reunião que aconteceu, também na comunidade, no último domingo (04/08).

Tanto as mulheres produtoras como os demais participantes do encontro reconhecem que o armazenamento de forragem para o período de estiagem é uma necessidade da região e uma ação essencial à Convivência com o Semiárido. “É muito importante cortar pedaços de plantas aqui da caatinga, depois secar e transformar em comida para os animais. Eu aprendi isto depois que o técnico David e o veterinário André ensinaram no dia de campo. No outro dia dei o feno às cabras e elas comeram tudinho. Agora que já sei, não perco mais nada, vou continuar fazendo feno”, revelou a produtora Eugênia Maria da Silva, que, com 60 anos de idade sente-se empolgada com o fato de utilizar na sua produção os conhecimentos construídos durante as atividades coletivas.

E no intuito de empoderar ainda mais o grupo, houve a socialização de atividades coletivas realizadas na comunidade em momentos anteriores. Para tanto, o técnico e facilitador do encontro, David da Mota Rodrigues, trouxe fotografias e textos para a reunião realizando uma espécie de retrospectiva do projeto de Ater Estadual com destaque à importância de valorizar o que é produzido coletivamente e que é construído com o esforço mulheres e homens da comunidade.

A partir da compreensão de que a convivência harmônica com o clima pressupõe a integração de ações comunitárias, e que a produção de forragem também requer a presença de atividades coletivas; outros assuntos de interesse local também foram abordados. Dentre os temas esteve presente a necessidade da emissão de alguns documentos aos produtores e produtoras de Cocobocó como a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP. Além disso, também houve a socialização de ações do Projeto Aguadas com destaque para a participação de toda a comunidade no planejamento da instalação dos barreiros (locais mais adequados para a instalação), da limpeza dos mesmos e do esclarecimento de que o barreiro não pode beneficiar famílias isoladas, mas a comunidade como um todo.

O reconhecimento do esforço dos produtores e produtoras rurais não só na comunidade de Cocobocó, mas em outras comunidades e regiões, é vivenciado em diversas atividades do Projeto de Ater Estadual e demais ações do Irpaa. Além das reuniões e dias de campo, também são realizadas, ao longo do projeto, visitas às Unidades de Produção Familiar, seminários temáticos, oficinas, diagnósticos, planejamentos e outras ações.

Abordagem sobre o Projeto de ATER

O Irpaa tem como intenção maior promover a Convivência com o Semiárido mediante todas as atividades desenvolvidas, seja em relação a terra, reforma agrária, crédito, assessoria técnica, busca e gerenciamento da água, à conservação do bioma caatinga, educação formal e popular, que considere as especificidades do Semiárido, produção agroecológica integrada e outras. Neste sentido, o serviço de Ater proposto pelo Irpaa baseia-se em princípios agroecológicos de produção visando estabelecer uma relação harmônica entre o ser humano e a natureza.

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Participação feminina é destaque na produção de Feno em Uauá - BA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005