IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Nota de repúdio e esclarecimento das Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto

Nota de repúdio e esclarecimento das Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto

Em nota à sociedade, Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto demonstram preocupação com o resultado do Processo Eleitoral do Conselho Estadual para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Segue a nota abaixo: 

Prezados (as) membros da Comissão de Eleição do CESPCT, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Povos e Comunidades Tradicionais e a Sociedade de forma geral.

Nós, as Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, vemos com bastante preocupação e perplexidade o resultado do Processo Eleitoral do Conselho Estadual para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais/SEPROMI, para compor a gestão 2021/2024, onde entidades de apoio e/ou prestadoras de serviços, como o CAA – Centro de Assessoria do Assuruá e o Centro de Desenvolvimento Socioambiental - BARRIGUDA, foram habilitados para representarem o segmento das Comunidades Tradicionais de Fundos de Pasto.

A imposição da Comissão Eleitoral em manter entidades de apoio/assessoria ocupando assentos destinados às organizações representativas dos PCT’s, mesmo depois de apresentarmos vários recursos no curso do processo, é inaceitável. Os segmentos de Fundos e Fechos de Pasto têm sua história de luta, de organização e não considera entidades de assessoria e/ou prestadoras de serviço como legítimas representativas do segmento nos espaços de construção e monitoramento de políticas públicas. Quando um órgão, que deveria prezar pelo protagonismo dos PCT’s, permite
que qualquer entidade, ong, associação e afins representem esse ou aquele segmento tradicional desrespeita as legítimas representações, sua história de tradição e suas referências.

Nossas organizações são lastreadas por nosso modo de viver e pela necessidade de resolução das demandas inerente às nossas especificidades, por isso estamos organizados a nível estadual através da Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundos e Fechos de Pasto e regionalmente por meio da CAFFP (Senhor do Bonfim), Central das Associações de Oliveira dos Brejinhos, Coletivo dos Fundos e Fechos de Pasto do Oeste, União das Associações e por centenas de Associações Comunitárias, que estão organizadas localmente em suas respectivas Comunidades. Fora disso, não consideramos ser legítimas representações dos Fundos e Fechos de Pasto nenhuma outra Organização.

Somos capazes de participar de qualquer espaço de discussão para o desenvolvimento de nossas comunidades, pois somos os legítimos praticantes do nosso modo de ser, viver e fazer. Não delegamos a nenhuma dessas entidades (CAA/BARRIGUDA) o direito de falar por nós, de falar pelas Comunidades Tradicionais de Fundos de Pasto. Aqui expressamos nossa total insatisfação, ao processo eleitoral do CESPCT e reafirmamos que ninguém vai intervir no segmento das Comunidades Tradicionais de Fundos de Pasto, sem nossa anuência.

Diante do exposto, REPUDIAMOS veementemente que a representação das Comunidades de Fundo e Fecho de Pastos seja elemento de disputa Política partidária, onde um determinado grupo tenta se apropriar dos espaços, com finalidades que não necessariamente é a discussão efetiva para o desenvolvimento das Comunidades. Portanto, não iremos participar desta eleição para o CESPECT da maneira que se encontra e reafirmamos que as entidades CAA e BARRIGUDA, não representam o segmento das Comunidades Tradicionais de Fundos e Fechos de Pasto.


Bahia, 11 de junho de 2021.


Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto;
Coletivo de Fundo e Fecho de Pasto do Oeste;
Central das Associações e Comunidades Tradicionais Agropastoril de Fundo e Fecho de
Pasto da Região Bonfim 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Nota de repúdio e esclarecimento das Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005