IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Sertão Produtivo realiza Dia de Campo em Lages

Dia de Campo sobre Umbuzeiro no povoado de Lages, Sento Sé
O encontro abordou técnicas
de manejo e enxertia do umbuzeiro
 

                                                             

 

O povoado de Lages, localizado a 67 km do município de Sento Sé, Bahia, sediou na última terça-feira (21) um “Dia de Campo” especial sobre umbuzeiro. A atividade, coordenada pelo IRPAA-Instituto Regional da Pequena Propriedade Agropecuária Apropriada, contou com a participação da EMBRAPA- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e teve como principal objetivo estimular o cultivo e a preservação de uma das principais fontes de renda para famílias das regiões semi-áridas, o umbu.

 

As atividades denominadas “Dia de Campo” fazem parte do Projeto Sertão Produtivo, que através capacitações , palestras ou cursos, objetiva levar informações sobre as políticas de convivência com o semi-árido diretamente as comunidades. Em Lages, além dos pequenos produtores, participaram das atividades representantes do núcleo de educação do município de Sento Sé, formado por professores e estudantes da região, um público de aproximadamente 70 participantes.

                                                                                   

Durante o encontro, foram trabalhadas técnicas de manejo e práticas de enxertia no umbuzeiro. Segundo o engenheiro agrônomo da EMBRAPA, Francisco Pinheiro, estas técnicas são capazes de permitir ao produtor escolher e definir que tipo de frutos ele deseja produzir. “A técnica da enxertia consiste em mesclar espécies inserindo galhos de uma árvore em outra. É uma ferramenta utilizada para selecionar e disseminar determinadas espécies, mais doces e melhores produtoras.Com a enxertia, nós podemos fazer com que uma planta que produz um fruto não muito apreciado comece a produzir frutos melhores, maiores e mais saborosos.”

                                                                                                                

As atividades relacionadas à exploração do umbu são comuns no Semi-Árido brasileiro. Durante o período de produção dos frutos, muitas famílias encontram na extração do umbu uma fonte de renda extra para o sustento da família. Tornar esta atividade mais lucrativa e viável para o pequeno produtor é o desafio para os próximos anos. “

O agricultor é o que menos lucra com a extração do fruto, todo seu trabalho é negociado a baixos preços junto aos atravessadores. Nosso principal objetivo é mostrar aos agricultores que é necessário cultivar o umbuzeiro, melhorar a produção utilizando técnicas simples, como a enxertia, e ainda beneficiar o produto transformando o fruto em polpa, doces e geléias.

Explicou o engenheiro agrônomo Júlio César, articulador do projeto Sertão Produtivo.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Sertão Produtivo realiza Dia de Campo em Lages

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005