IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Começa o SemiáridoShow 2017 em Petrolina

Começa o SemiáridoShow 2017 em Petrolina

Começou nesta terça-feira (7), a sétima edição do SemiáridoShow, maior feira da agricultura familiar da região Nordeste, realizada pela Embrapa e parceiros, em Petrolina, PE. A cada dois anos o evento traz as inovações tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa e demais instituições, ajudando os produtores a conviver com a realidade da seca e utilizar de forma mais eficiente os recursos locais, mesmo em períodos de estiagem, como a seca atual, considera a pior do último século. O SemiáridoShow 2017 segue até sexta-feira (10), com mais de 100 tecnologias expostas, 50 minicursos e seis seminários temáticos, além do Festival de Sabores da Caatinga.

A solenidade de abertura teve início ao ritmo do Reisado do Lambedor, comunidade quilombola do município de Lagoa Grande, PE, com a presença de caravanas de agricultores vindos de diversos estados do Nordeste, autoridades municipais, estaduais e federais, representantes de movimentos sociais, instituições financeiras, assistência técnica, pesquisadores, técnicos e analistas de 15 unidades da Embrapa.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, elogiou o esforço da Embrapa em manter a feiraapesar das dificuldades climáticas e orçamentárias. “É uma enorme alegria ver os agricultores e empresários rurais aqui expondo os seus produtos e buscando fazer um Semiárido mais forte e melhor. Parabéns a vocês que enfrentam dificuldades, mas jamais desistiram de fazer a sua terra produtiva”, declarou.

Representando o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, o chefe regional do Departamento de Transferência de Tecnologia, Fernando Amaral, destacou

 a importância do arranjo entre as instituições locais que tornaram possível manter a organização da feira que já acontece há 14 anos. “A mensagem que trago para vocês é o reconhecimento dessa parceria histórica tão importante para o Semiárido brasileiro e que é exemplo para o resto do país. Uma riqueza de entidades preocupadas com a qualidade de vida do campo. Aproveitem os cursos e ambientes de aprendizagem que estarão disponíveis até sexta-feira”, declarou.


O representante da Articulação Nacional do Semiárido (ASA), Cícero Félix, reforçou opapel da feira para garantir vida digna ao povo do Semiárido. “Nós da ASA acreditamos neste espaço, nós sabemos muito bem a importância desse espaço. O momento em que vivemos, passando pela maior seca dos últimos 100 anos, e os agricultores e agricultoras familiares do Semiárido estão aqui, resistindo fortes, garantindo uma vida digna nesse Semiárido. Apesar da seca, dos cortes nos orçamentos públicos, o povo do Semiárido resiste, o povo do Semiárido acredita que é possível

 viver bem nessa região. Esse evento é a prova de que é possível e a Embrapa tem contribuído muito para viabilização dessa região”, disse.

A presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf), Isália Dasmacena, conclamou os participantes a aproveitarem ao máximo as oportunidades oferecidas na feira. “Quero pedir a vocês que durante essa semana aprendam tudo que o Sebrae e a Embrapa têm para ensinar em cada curso, cada seminário. A Embrapa está fazendo um papel muito interessante que é criar inovações, que é criar novas esperanças para o nosso Semiárido, agora para que isso aconteça nós dependemos também da questão política porque só eles que ajudam a nós agricultores a se manter e somos nós que mantemos o país com a nossa mão. A mão que alimenta a nação é a mão da agricultura familiar”, afirmou.

O chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, enfatizou o papel decisivo de todos os parceiros para viabilizar a feira. “Esse não é um evento da Embrapa, mas do setor, de instituições que acreditam no Semiárido. Esse é um espaço de diálogo, que tem sido o diferencial desse evento. Nós temos o espaço de demonstração das inovações, mas também ampliamos ano a ano esse espaço de diálogo. Nós trazemos inovações, não apenas agrícolas, mas também buscamos discutir outras oportunidades de renda, a exemplo do turismo rural. Também vamos mostrar o que nós temos de mais rico, que é a nossa cultura, vamos mostrar aqui os sabores da Caatinga, e muito mais”, anunciou.

Veja aqui a programação completa do SemiáridoShow.

Texto: Edna Santos (MTB-CE 01700), Maria Eduarda Abreu (Colaboradora) Ascom Embrapa

Fotos: juliana Miura (Embrapa)
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Começa o SemiáridoShow 2017 em Petrolina

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005