IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

IRPAA e Prefeitura Municipal de Petrolina celebram Parceria

Presença dos Jovens nas capacitações
Presença dos Jovens nas capacitações

O trabalho que já vem acontecendo desde o início de agosto tem como objetivo implantar a proposta de Convivência com o Semi-Árido na perspectiva do desenvolvimento sustentável,  levando em conta a dinâmica específica do município, o seu contexto local, no entanto, sem desconsiderar as questões globais que venham  garantir a integração família-escola-comunidade. A proposta é que, tanto os/as educadores/as como agricultores/as, tenham acesso às formações sobre as questões do Semi-árido, considerando que escola e comunidade precisam conhecer o contexto onde se inserem e  caminhar juntas na busca da intervenção e implementação de políticas públicas apropriadas para a região.

 

 

Conteúdos aplicados na prática
Conteúdos aplicados na prática

A Proposta de formação para os educadores/as, tem como eixo temático a “Educação para a Convivência com o Semi-Árido na Ótica do Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável”. O estudo é realizado em duas perspectivas: técnico-pedagógica e político-pedagógica. Na abordagem técnica são discutidos aspectos referentes à Convivência com o Semi-Árido e o DLIS; na perspectiva político-pedagógica serão abordados temas referentes à fundamentação e prática educativa,  que tem como objetivo atualizar e aprofundar conhecimentos pedagógicos, desenvolvendo a capacidade de reflexão contínua da práxis dos educadores, promovendo um processo constante de auto-avaliação que oriente a construção contínua de competências e habilidades docentes.

 

Agricultores recebem capacitações
Agricultores recebem capacitações

A formação continuada dos Agricultores  e Jovens Lideranças das Comunidades Rurais acontece através de cursos de formação organizados a partir das linhas de discussão: Clima e água; Produção, Gestão de Associações e cooperativas, com foco na proposta de Convivência com o Semi-árido, com o intuito de possibilitar que estas pessoas possam ter um conhecimento mais amplo e diferenciado sobre a região onde vivem, desenvolvendo sobre ela,  perspectivas  mais positivas e formas de intervenção mais sustentáveis.


Rajada - Distrito de Petrolina - PE


Image Image

 

Os Distritos de Rajada e Uruás, no interior de Petrolina, são dois núcleos onde acontecem toda a formação nesse primeiro momento. A Secretaria de Agricultura do município, já estuda a possibilidade de estender o trabalho para outras áreas com a perspectiva de ampliar a formação para um maior número de familias de agricultores, professores e estudantes que vivem em áreas de sequeiro do município.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA e Prefeitura Municipal de Petrolina celebram Parceria

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005